Mais de 100 mil pessoas aclamaram neste domingo na Praça de São Pedro do Vaticano o papa Francisco, que celebrou o primeiro Angelus de seu pontificado, no qual insistiu na necessidade da misericórdia e do perdão.

Continua depois da publicidade

Da janela do Palácio Apostólico, de batina branca e com uma cruz de ferro no peito, o líder máximo dos católicos rezou com os fiéis e dirigiu uma mensagem ao seu rebanho. Confira trechos:

“Saúdo cordialmente todos os peregrinos e agradeço por sua acolhida”

“Para nós, cristãos, é importante encontrar-nos todos os domingos, saudar-nos, conversamos em uma praça que, graças aos meios de comunicação, tem as dimensões do mundo.”

Continua depois da publicidade

“Deus perdoa sempre e tem misericórdia para todos. Deus nunca se cansa de perdoar, somos nós os que cansamos de pedir perdão.”

> Linha do tempo: O caminho de Jorge Bergoglio ao papado

> Em site especial, leia todas as notícias sobre a Sucessão na Igreja

> Acompanhe a cobertura do enviado do Grupo RBS ao Vaticano

O papa Francisco voltou a pedir aos fiéis que rezem por ele, como havia feito na quarta-feira, dia em que foi proclamado Pontífice. Ele encerrou o Angelus com o desejo de “bom domingo e bom almoço”, com a simplicidade que caracteriza os primeiros dias de seu comando da Igreja Católica.

Entre as milhares de pessoas que lotavam a praça, estava Gabriel Solís, um argentino de 33 anos que, como milhares de compatriotas, assistiu à segunda aparição pública do pontífice eleito após a renúncia de Bento XVI.

Continua depois da publicidade

– Sinto uma emoção indescritível. Vai trazer muita paz porque é muito humilde, muito espontâneo. Você sente que é mais próximo das pessoas. Com o Papa anterior não se sentia isto – disse.

Tudo pronto para a missa de entronização

Personalidades de todo o mundo já estão chegando a Roma para acompanhar a grande missa de entronização da próxima terça-feira, dia de São José, incluindo as presidentes da Argentina e do Brasil, além dos presidentes do Chile e México, assim como representantes dos Estados Unidos e das casas reais europeias.

A presidente argentina Cristina Kirchner terá uma audiência com o Papa na segunda-feira às 12h50min (8h50min de Brasília) na Casa Santa Marta, onde o Papa residirá até a mudança para o apartamento pontifício do Palácio Apostólico.

Continua depois da publicidade

As autoridades de Roma esperam a presença de 1 milhão de pessoas na cidade, onde já são vendidos os primeiros objetos com a imagem de Francisco.