A cidade do Sul catarinense que mais conta com moradores nascidos em outros estados e países é Passo de Torres. Como faz divisa com o Rio Grande do Sul, a maioria dos migrantes são gaúchos, como o corretor de imóveis Robson Santos, de 24 anos, que nasceu em Porto Alegre. Nada menos do que 40, 94% dos 6.627 moradores de lá são de fora de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Passo de Torres é ligada ao balneário gaúcho de Torres pela ponte pênsil sobre o Rio Mampituba. Entre as 24 praias da cidade catarinense, a mais conhecida é Bella Torres. Já a Praia dos Molhes, no Centro, é procurada para a prática de surfe.
– Temos muitas coisas legais em Passo de Torres que atraem milhares de turistas todos os anos e também pessoas que acabam vivendo por aqui. E tudo isso está ligado a tranquilidade. A praia de Bella Torres é um exemplo, um balneário calmo que é justamente o que as pessoas mais querem hoje – analisou.
Para Santos, do lado de cá da divisa é mais econômico para morar, enquanto é possível aproveitar o que o lado de lá oferece de bom, como comércio, prestação de serviços variados e, inclusive, mais oferta de empregos.
– Ficar às margens do Rio Mampituba, ao lado de Torres, também é um diferencial que atrai novos moradores. Não são poucas as pessoas que procuram imóveis mais baratos para morar aqui no lado catarinense e aproveitar a estrutura da nossa vizinha gaúcha. É bem simples: só atravessar a ponte, isso com certeza faz de Passo de Torres uma cidade diferente. Além disso tudo, estamos bem ao lado de uma das principais rodovias do país (a BR-101), o que facilita muito para o turismo – acentuou.
Continua depois da publicidade
Entre as cenas que o corretor de imóveis gosta de presenciar está a pesca nos molhes. Outra qualidade que Santos se diz satisfeito é a segurança da cidade. Segundo ele, em Passo de Torres ainda é possível sair para caminhar na praça e tomar um chimarrão sem se preocupar com em chavear todas as portas.
– Moramos em um lugar seguro, onde o comércio tem um atendimento muito bom. Quem não gosta disso?