O que Saulo Raitz, presidente eleito do Metropolitano, fará a partir de 1º de novembro?

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Já temos algumas ações, mas preciso sentar com minha nova diretoria para dar um toque final nelas. Uma delas é a necessidade de atrair mais sócios e dentro desse sentido é preciso fazer algum trabalho já de imediato.

Como atrair mais sócios?

Precisamos abrir as modalidades de sócio, mostrando nosso projeto, credibilidade e que também podemos ter um time forte em Blumenau e região. O sócio precisa somar conosco nesse momento.

Faltam seis meses para o início da Série B do Campeonato Catarinense. Como o clube vai se planejar até lá?

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Já temos uma previsão orçamentária para o próximo ano, mas temos que saber como será a disputa do campeonato. Mesmo assim temos uma ideia de quando vai custar o ano, com manutenção do clube, categorias de base, administrativo e Série B. Já temos um projeto para colocar na estrada, buscar recursos e fazer isso acontecer.

Qual é essa previsão orçamentária?

Não queria falar já em números, mas imagino que entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões no ano.

O trabalho de intervenção administrativa que ocorre no clube, por parte do advogado Luis Fernando Novaes, continuará?

Com certeza. O Luis Fernando é um grande conhecedor da área do futebol e desde que assumiu essa parte jurídica fez um trabalho muito bom. Ele entrou, por exemplo, com o Ato Trabalhista, algo que vai aliviar as contas do clube. A continuidade da parceria com ele é certa.

O senhor martela o fortalecimento das categorias de base como essencial. Mas como mesclar isso com o time profissional na busca pelo acesso?

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Categoria de base hoje é o foco de todos os clubes. É ela que vai dar sustentação para qualquer time. Não há como fazer um orçamento sem destinar nada às categorias de base. Já estamos na rua buscando verba da Lei de Incentivo ao Esporte e dentro do nosso orçamento é preciso separar um valor interessante para que o trabalho seja muito bem feito lá. Existem duas opções: se continuar na regra atual (Série B Sub-23, onde cinco atletas podem ter mais do que 23 anos), temos que fazer um projeto. Se liberar a idade no campeonato, o que não acredito que vai ocorrer, precisamos de outro. Temos que esperar o arbitral para definir o planejamento da equipe.

Há diretores já definidos? Marketing? Futebol? Administrativo? Financeiro?

Já tenho alinhado com todos. Só vou confirmar até segunda-feira para, na posse, anunciar o staff da diretoria. Alguns continuam, não muda muito, até porque não quero ter uma diretoria muito inchada. Gosto do trabalho reto.

Especificamente na função de diretor de Futebol, que é um cargo mais técnico, já há um nome?

Já tenho um nome acertado, que vai tocar também a base. Mas isso só vou anunciar na posse, dia 1º. É um nome conhecido, de credibilidade, bem visto no mercado.

Quando a diretoria executiva, na prática, vai começar a montar o grupo para a Série B do Campeonato Catarinense?

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O grupo da Série B depende do arbitral, mas já sabemos mais ou menos o que é preciso para fazer o campeonato. A diretoria de Futebol, junto com a diretoria executiva vai fazer isso e já temos mapeado o que pode acontecer em 2018.

Como a gente pode imaginar a formação do elenco profissional para o ano que vem?

Temos um planejamento orçamentário, como falei, e precisamos contratar pelo menos uma espinha dorsal experiente. É um campeonato duro, difícil, e temos que ter as peças certas em cada posição para dar sustentação à base. Vamos precisar de gente experiente para buscar o acesso.

Na reunião de novembro, os clubes serão questionados se irão ou não à Copa Santa Catarina. O Metropolitano vai confirmar presença?

Tenho a ideia de que o produto futebol precisa estar visível. Então na medida do possível vou participar de tudo quanto é campeonato para que a marca apareça. Não podemos ficar de fora porque ter um produto na mão é assim: futebol tem que aparecer, não pode ficar escondido.

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Antes de se candidatar, você já tinha conseguido apoio dos conselheiros. Mas e das empresas? Como estão as conversas e o que é possível antecipar para o torcedor?

Temos renovação de contrato já com Baumgarten, Gráfica 43, Cremer. Então é assim, os parceiros estão entendendo o projeto e com certeza vamos atrair mais patrocinadores e mais sócios.