O ex-boxeador Mike Tyson, que mordeu a orelha de Evander Holyfield num combate em 1997, ganhou um imitador nos Jogos Olímpicos de Londres. Nesta quinta-feira, na Excel Arena, o cubano Oreydi Despaigne surpreendeu ao morder o dedo da mão direita de Ramzddin Sayidov, do Uzbequistão, em luta do meio-pesado (até 100kg) que valia vaga nas quartas de final, e acabou desclassificado.

Continua depois da publicidade

Despaigne vencia o combate com um wazari, enquanto seu adversário somada dois yukos. Faltando 35 segundos para o término do confronto, os dois judocas seguravam o quimono um do outro quando Sayidov sentiu a mordida. O atleta do Uzbequistão parou de lutar e reclamou da atitude do rival. Em seguida, o árbitro principal consultou os juízes na mesa e os laterais. Diante do fato, o cubano acabou desclassificado pela conduta antidesportiva.

Com a vitória, Sayidov buscará a vaga na semifinal contra o mongol Tuvshinbayar Naidan.

O caso Tyson

No dia 28 de junho de 1997, no ginásio do MGM Hotel, em Las Vegas, nos Estados Unidos, Tyson e Holyfield fizeram um dos duelos mais aguardados do boxe. Era a revanche para Tyson, que havia sido derrotado em novembro do ano anterior, por nocaute técnico, no 11º assalto. O ginásio estava lotado. Pelo combate, Holyfield recebeu US$ 30 milhões, enquanto Tyson ganhou US$ 20 milhões.

Continua depois da publicidade

Tyson começou com tudo o combate, enquanto seu adversário se defendia muito bem. Até que, no terceiro round, o ex-boxeador reclamou que teria recebido uma cabeçada de Holyfield. O juiz Mills Lane nada fez, então, Tyson, completamente nervoso, mordeu a orelha do rival. Ninguém entendeu nada, mas a luta prosseguiu. E Tyson mordeu novamente, desta vez com vontade, fazendo com que Holyfield pulasse gritando de dor, com sua orelha sangrando.

Diante da atitude antidesportiva, Mills Lane desclassificou o pugilista. Revoltado, Tyson quis brigar, o que gerou uma confusão até entre a torcida que lotava o ginásio. O local acabou interditado e muitas máquinas de jogo do cassino foram destruídas.