Ao entrar num domingo à tarde na Associação Desportiva Triunfo, a primeira coisa que chama atenção é o funk alto que corta o silêncio da área arborizada em uma pequena servidão no Sambaqui, Norte da Ilha de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
– É para entrar no clima e animar as meninas – brinca Renata Belmonte, capitã do time feminino de futebol 7, Triunfo/Emestre, que treina todos os domingos no local.
Criado em março deste ano, o Triunfo já tem algumas conquistas importantes no currículo. Além do 4º lugar no Campeonato Brasileiro, disputado um mês depois da formação da equipe, elas foram campeãs da Superliga Hora e finalistas da Floripa Cup. Estas duas últimas competições foram classificatórias para o próximo desafio: a Copa Brasil, que começa hoje e vai até dia 20 de outubro, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais. Nesta competição, seis equipes de Santa Catarina, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais irão se enfrentar em três dias de disputas.
– Vamos ter bastantes dificuldades. Vamos jogar com times profissionais, em que as meninas recebem e treinam exclusivamente para isso. Mas estamos ganhando entrosamento e mostramos nos últimos campeonatos que somos capazes de trazer o troféu para Santa Catarina – afirmou Renata.
Diferente das rivais com as quais irá disputar a taça, o Triunfo não é uma equipe de futebol profissional. Todas as atletas dividem os treinos três vezes por semana com empregos durante o dia. Desde estudantes a funcionárias públicas e bombeiras, o que une todas as jogadoras é o amor pelo esporte.
Continua depois da publicidade
– Três de nós são de Santa Amaro, e viajam para treinar às 22h da noite nas terças e quintas em Floripa. É muito comprometimento com o time e com a competição. Por isso estamos tão otimistas com a Copa Brasil – comenta a treinadora do Triunfo, Morgana Maciel.