Pelo jeito, a ajuda que a Portuguesa buscou com a contratação de um psicólogo para melhorar o emocional dos jogadores deu certo. A equipe venceu a Ponte Preta, por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, no Canindé, e conseguiu a sua segunda vitória consecutiva e a quarta na competição.

Continua depois da publicidade

Com dois gols de Gilberto, artilheiro do time com sete gols, a Lusa pode terminar a rodada fora da zona da degola, mas para isso, aguarda o término do jogo entre Atlético-MG e Fluminense.

O JOGO

O início da equipe da casa na partida não foi arrasador como na vitória sobre o Bahia, por 4 a 2, na última rodada, mas foi no primeiro tempo que a Lusa abriu o placar.

O jogo começou equilibrado. Com uma proposta mais defensiva, a Ponte Preta segurou o time da casa e apostava apenas nos contra-ataques e criou poucas oportunidades no campo ofensivo. Sem criatividade, os times erraram muitos passes.

Continua depois da publicidade

Somente a partir dos 15 minutos a Lusa começou a tomar a iniciativa do jogo e teve a primeira grande chance com o atacante Diogo. O atleta recebeu bola na área, se livrou da marcação, mas bateu à direita do gol. Sem Ramírez, que está defendendo a seleção peruana, a Macaca perdeu sua principal arma de criação de jogadas e o atacante William ficava isolado na frente batalhando contra os zagueiros adversários.

Aos 35 minutos, o clima esquentou no gramado. O atacante Chiquinho, da Ponte Preta, se desentendeu com Souza, da Lusa e recebeu cartão amarelo. No lance seguinte, o jogador da Portuguesa deu o troco com um carrinho por trás e Leandro Bizzio Marinho advertiu o meia também com cartão.

Foi aos 39 minutos que o jogo frio mudou o rumo. Diogo recebeu bola de Bruninho na área, deu um toque à frente, e foi derrubado pelo volante Fernando Bob. Pênalti para a Lusa. Na cobrança, Gilberto bateu com categoria e abriu o marcador. O gol acordou a Macaca, que tentou responder com Chiquinho, com um belo chute de fora da área. O goleiro Lauro espalmou para frente e William quase aproveitou o rebote, mas não conseguiu empatar.

SEGUNDO TEMPO

O primeiro gol de Gilberto fez com que a Portuguesa entrasse confiante na segunda etapa. Logo aos três minutos, Diogo ganhou a bola de Sacoman na direita e fez cruzamento na área da Macaca. Régis afastou mal a bola, que sobrou para Gilberto fazer o segundo dele e da Portuguesa no jogo.

Continua depois da publicidade

Enquanto a equipe da casa criava boas jogadas com Luis Ricardo, Souza e Rogério, sempre pressionando, a Ponte Preta não estava bem em campo. Aos 48 minutos, Adrianinho em cobrança de falta, diminiu a diferença, mas não conseguiu evitar a décima derrota da equipe campineira na competição.

PRÓXIMOS JOGOS

Neste sábado a Portuguesa vai a Porto Alegre enfrentar o Grêmio pela 19ª rodada do Brasileirão. Já a Ponte Preta recebe o Internacional no Moisés Lucarelli.

FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA 2 X 0 PONTE PRETA

Local: Canindé, em São Paulo (SP)

Data/Hora: 4/9/2013 – 21h

Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)

Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Alexandrino (SP)

Público/renda: não disponíveis

Cartões amarelos: Souza (POR); Chiquinho, Adrianinho(PON)

Cartões vermelhos: –

GOLS: Gilberto, 40’/1ºT (1-0); Gilberto, 3’/2ºT (2-0), Adrianinho, 48’/2ºT (2-1)

PORTUGUESA: Lauro, Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdmorio e Rogério; Bruninho (Correa – 25’/2ºT), Bruno Henrique, Moisés e Souza (Jean Mota – 32’/2ºT); Diogo e Gilberto (Bérgson – 37’/2ºT). Técnico: Guto Ferreira.

PONTE PRETA: Roberto; Régis, Betão, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Fernando (Adrianinho – 15’/2ºT), Fernando Bob (Magal – intervalo) e Chiquinho; William e Rafinha (Dennis – intervalo). Técnico: Jorginho

Continua depois da publicidade