No dia em que São Francisco do Sul é considerada a capital de Santa Catarina _ uma homenagem simbólica ao município mais antigo do Estado _ a cidade recebeu investimentos em saúde e mobilidade.

Continua depois da publicidade

O governador, Raimundo Colombo, esteve no município na manhã desta terça-feira, em uma cerimônia que ocorreu no Cine Teatro X de Novembro, onde autorizou o repasse de dois milhões para custeio e manutenção do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça e mais seis milhões, por meio do programa Cidades do Badesc, para drenagem e pavimentação de seis ruas.

A verba do hospital será repassada em duas parcelas, uma agora e outra em dezembro. Além de ajudar com a manutenção, o dinheiro também servirá para pagar salários atrasados dos profissionais que atuam no hospital.

– A prefeitura fez um hospital novo e está assumindo a manutenção sozinha. Então, o Estado está ajudando hoje com esse repasse de 2 milhões – destacou o governador.

Continua depois da publicidade

O prefeito, Luiz Roberto de Oliveira, garante que o investimento de pavimentação será direcionado para as ruas onde passam os transportes coletivos e estão as escolas do município.

– Hoje o que estaremos assinando aqui significa mais saúde e qualidade de vida, principalmente pelo repasse do hospital – destacou o prefeito.

Durante a cerimônia, uma artista da cidade recitou um poema que ilustrou as belezas da Baia da Babitonga e o trabalho dos pescadores. O governador foi presenteado com uma obra de arte e um livro também de artistas da cidade.

Continua depois da publicidade

O título de capital do Estado por um dia, em 11 de agosto, é cedido à São Francisco do Sul desde 2010. A data corresponde à criação da Capitania de Santa Catarina, em 1738. E segundo a lei 15.109/10, nesse dia, o comando passa para a cidade mais antiga do Estado: São Francisco do Sul.

As primeiras colônias na cidade começaram em 1553, mas alguns historiadores afirmam que a primeira expedição aportou na Baia da Babitonga em 1504, com o navegador Binot de Goneville.