Nesta quarta-feira (20), é celebrado o Dia do Tatuador. A data é uma homenagem ao dinamarquês Knud Harld Likke Gregersen, conhecido como “Mr. Tattoo”, que desembarcou no porto de Santos (SP), em 20 de julho de 1969, com a primeira máquina elétrica de tatuagem do Brasil.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Para celebrar a data, contamos a história de Daniela Machado Augusto, de 30 anos, que se inspirou no folclore de Florianópolis e na força das mulheres da família para compor, junto com a tatuadora Mikaela Santos, um desenho em homenagem à cidade.
— Eu sou manezinha da Ilha, família por parte de mãe e do pai bem naturais de Florianópolis. A cultura açoriana é bem presente, e eu sempre quis, de alguma forma, homenagear a minha essência e homenagear a cidade em si, só não sabia como — afirmou em entrevista ao g1 SC.

Daniela já tinha feito outra tatuagem com Mikaela e buscava um desenho para acompanhar as sereias tatuadas no braço. Foi nesse momento que ela entrou em contato com a profissional para ajudá-la a compor a ideia, e, em uma semana, já estava com a nova tatuagem.
Continua depois da publicidade
— Queria uma bruxinha, por essa essência tradicional. Sempre fui criada por mulheres que faziam chá, mulheres da natureza, do mato. Sempre me sentia bruxinha. A história das bruxas sempre me encantou. Quando criança, brincava que era bruxa, que minhas avós eram bruxas. Foi a forma que eu achei para homenagear essa raiz manezinha — contou Daniela.
Florianópolis recebe em agosto mais uma edição da Expo Tatto Floripa
Além da bruxa, a tatuagem também possui um pequeno desenho da Ponte Hercílio Luz, um dos cartões-postais de Florianópolis.
Cuidados para quem quer fazer uma tatuagem
Mikaela Santos, que fez a tatuagem da bruxa, tem 29 anos e fez o primeiro desenho em 2017, em um namorado. O que começou como brincadeira, virou profissão.
Como escolher o estilo e o melhor profissional na hora de fazer uma tatuagem?
— Hoje em dia, Floripa tem muita gente, muitos tatuadores. Tem bastante concorrência, mas tem lugar para todo mundo — disse Mikaela.
Continua depois da publicidade
Para ela, a principal dificuldade para um tatuador se manter somente com este trabalho é que o profissional consiga que a arte dele seja valorizada.
— É o nosso conhecimento mesmo, o tempo que demora para criar a arte para cada um. A principal dificuldade é a pessoa valorizar a nossa arte, teria que ser valorizada. Tem muito leque de opções. Se tu queres fazer um certo tipo de tatuagem, vai achar em Florianópolis. Tem infinitas possibilidades. Um especialista terá um valor mais alto, mas resultado vai ser mais próximo do que a pessoa queria — disse.
11 cuidados importantes com a tatuagem
Mikaela também passou algumas dicas para quem pensar em fazer a primeira ou a próxima tatuagem.
- Antes da tatuagem – É recomendado que a pessoa vá bem hidratada. Alguns dias antes, que incorpore muita vitamina C e muita água na alimentação, o que ajuda inclusive na cicatrização.
- Depois da tatuagem – Pelo menos por 24 horas após a tatuagem, a pessoa não deve ingerir alimentos muito gordurosos. Outra recomendação é não ingerir bebidas alcoólicas. Destilados são inimigos da tinta e provavelmente vai prejudicar a cicatrização.
Continua depois da publicidade
- Faça no inverno – Os raios ultravioleta são os mais perigosos em cuidados de cicatrização. É preciso evitar esse tipo de exposição e a água do mar. Realmente, o inverno é a melhor escolha.
Leia também
Remoção de tatuagem: entenda como funciona o procedimento
Programa das Minas e Mister Pi falam sobre histórias de tatuagens que deram certo (ou não)