Avanços em pesquisa e em tecnologia, que permitem apontar com mais precisão a origem e as causas da dor, são as principais razões para os ortopedistas comemorarem o dia de sua especialidade, nesta quarta-feira, 19 de setembro.

Continua depois da publicidade

Para o cirurgião de coluna vertebral Aldemar Rios, um dos avanços que mais impulsionaram a ortopedia nos últimos anos foi o diagnóstico por imagens, com ressonância magnética e tomografia computadorizada. Cirurgias minimamente invasivas também revolucionaram o tratamento de problemas ortopédicos.

– São procedimentos de pequenos cortes que garantem resultados eficientes, não provocam tantas lesões e minimizam a dor – explica o médico.

Alguns dos exemplos citados por rios são artroscopias, exames feitos através de uma pequena incisão para tratar de danos no interior das articulações, e videolaparoscopias, utilizadas em cirurgias da coluna vertebral e causam menos agressões do que uma operação convencional.

O Dia do Ortopedista marca também o aniversário da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), que celebra 77 anos em 2012.

Continua depois da publicidade

Quando procurar um ortopedista

:: A dor é sempre o primeiro e mais importante sintoma de um problema ortopédico.

:: No caso da coluna, incômodos na região lombar ou cervical podem ser sinais de lesões.

:: Se o paciente sentir desconforto durante a noite, quando o corpo está em repouso, pode ser sinal de tumor.

:: Os pais também devem ter atenção especial com o condicionamento dos filhos, para evitar deformidades e realizar diagnósticos precoces.