Quando o professor de literatura Fernando Moreira, 71 anos, descobriu que sofria de hipertensão, duas décadas atrás, escutou do médico que deveria praticar atividades físicas regularmente para diminuir as chances de sofrer um ataque cardíaco ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Desde então, Moreira mudou sua rotina, deixou a preguiça de lado e passou a caminhar uma hora por dia, quase todos os dias da semana.

Continua depois da publicidade

É de conhecimento geral que a prática de esportes é essencial para a saúde e a qualidade de vida, mas, ainda assim, quase metade da população brasileira é sedentária. Em pesquisa divulgada no dia 24 de maio, o Ministério do Esporte aponta que 46% dos brasileiros não praticam qualquer atividade física, embora 80% saibam dos riscos à saúde.

— Não caminho por gosto e sim por necessidade. Sempre fugi dos exercícios, mas enxerguei que a melhor maneira de evitar problemas de saúde é a prevenção, e o esporte é fundamental nisso — afirmou Fernando, durante a caminhada no Parque de Coqueiros, região continental de Florianópolis.

Celi usa academia ao ar livre da Costeira
Celi usa academia ao ar livre da Costeira (Foto: Betina Humeres / DC)

A prática regular de atividade física fortalece os músculos, melhora a frequência dos batimentos cardíacos e circulação, reduz a ansiedade e a depressão, e ainda evita ou controla doenças como obesidade, diabetes e osteoporose. Exemplo disso é a aposentada Celi Silva, de 76 anos, que vai todos os dias à academia ao ar livre da Costeira do Pirajubaé.

Continua depois da publicidade

— É muito bom para a saúde, ajuda a tratar minha artrose. Assim a gente vai levando a vida, né? Esse espaço é ótimo para quem sabe aproveitar — comentou.

“Ponto de luz na comunidade”

Dentre todos os locais gratuitos para a prática de esportes na capital catarinense, um dos mais celebrados é justamente o espaço da Costeira do Pirajubaé, que conta com duas quadras poliesportivas, academia ao ar livre, campo de futebol e duas pistas de skate. Em meio ao deserto de infraestrutura e oportunidades, o espaço é um oásis no bairro.

— É um ponto de luz na nossa comunidade. Essa pista de skate é o lugar em que alguns encontram salvação, uma alternativa para a dureza do cotidiano — destacou Ronaldo Jeffer, de 33 anos, integrante da Associação de Skate da Costeira do Pirajubaé (Ascop).

Continua depois da publicidade

Em 2016, foi inaugurada a segunda pista de skate no espaço, o único bowl rider (formato de tigela) aberto 24 horas por dia na cidade. Assim, skatistas de todos os cantos de Floripa — e até de municípios vizinhos — vão à pista todas as semanas em busca de um espaço para o lazer.

— A gente, como sociedade, precisa de esporte e cultura. Por isso esse espaço é tão importante, porque não precisa pedir autorização para ninguém, é só chegar e andar. O esporte, muitas vezes, tira a galera do caminho ruim e ocupa a mente com coisas boas — comentou Daniel Bob, de 27 anos, fotógrafo e skatista da Ascop.

Pista de skate também é opção na Costeira
Pista de skate também é opção na Costeira (Foto: Betina Humeres / DC)

Manutenção dos espaços

Ao todo, a prefeitura de Florianópolis mantém 16 espaços gratuitos para a prática esportiva. Há outras áreas oferecidas pela UFSC e por associações. Com a crise financeira que atinge boa parte dos municípios brasileiros e o orçamento limitado, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude reconhece a dificuldade em realizar a manutenção de todos esses locais.

Continua depois da publicidade

— Temos esse problema. Fizemos uma parceria com a Comcap para a limpeza desses espaços e estamos começando a acionar as associações de moradores para trabalharmos juntos e destacar a importância da própria comunidade ajudar a preservar e valorizar os espaços — disse o secretário Márcio Luiz Alves.

Um exemplo da participação da comunidade na manutenção dos aparelhos esportivos vem da praia da Joaquina. Lá, foram instaladas três quadras de beach tênis, que são mantidas pela Associação de Beach Tênis da Joaquina (ABT Joaca).

— Contribuímos com R$ 20 por mês, que são usados na manutenção das quadras. É um valor pequeno, mas que ajuda muito. O que é investido no esporte, é economizado na saúde — comentou Luis Henrique de Abreu, de 51 anos.

Continua depois da publicidade

Na Joaquina, quadras de beach tênis são mantidas por associação
Na Joaquina, quadras de beach tênis são mantidas por associação (Foto: Betina Humeres / DC)

Diversos campos de futebol e ginásios esportivos em Florianópolis estão em áreas do município, mas também são mantidos por associações e grêmios. As pistas de skate, por sua vez, costumam ser reformadas pelos próprios skatistas. Quem acaba esquecido, geralmente, são as academias ao ar livre.

— Estamos preparando um edital para a instalação de 60 novas academias, além das 30 que já temos. A proposta é que sejam feitas de aço inox, justamente para facilitar e baratear a manutenção. A intenção é trocar esse serviço por espaço de publicidade, porque sem dinheiro temos que ter criatividade — explicou o secretário Alves.

Dia do Desafio

Nesta quarta-feira, dia 31, ocorre o Dia do Desafio, iniciativa criada no Canadá e difundida no mundo todo, que chega à sua 23ª edição em 2017. A proposta é que que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

Continua depois da publicidade

A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades, e o município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence o confronto. Neste ano, 215 cidades catarinenses participam, sendo que a adversária de Florianópolis será La Paz (Bolívia). Palhoça escolheu ficar de fora do Dia do Desafio, mas também terá atividades físicas gratuitas para a população.

A ação é coordenada pelo Sesc e acontece das 9h às 20h na Praça Tancredo Neves, em Florianópolis, e das 10h às 19h na Praça 7 de Setembro, em Palhoça.

Aparelhos esportivos gratuitos

Faz tempo que você não pratica atividades físicas? Quer convencer alguém a se mexer mais? A Hora convida você a conhecer os aparelhos esportivos gratuitos (ou quase) em Florianópolis e, quem sabe, mudar os seus hábitos. Entre academias ao ar livre, quadras poliesportivas, campos de futebol e pistas de corrida, a capital catarinense conta com 40 locais que podem ser usados gratuitamente pela população. Confira:

Continua depois da publicidade

CONTINENTE

Coqueiros

R. Capitão Euclídes de Castro, 188

*parque com campo sintético, quadra de basquete, quadra de vôlei de praia, pista de caminhada e academia ao ar livre

Capoeiras

Conselho comunitário Capoeiras – R. Santos Saraiva, 2011

*campo de futebol, pista de caminhada, academia ao ar livre, campo de futebol de areia e quadra sintética

Praça Estreito

R. Gen. Euríco Gáspar Dutra, 226

*academia ao ar livre, quadra polivalente e campo de areia

Jardim Atlântico

R. Orlando Odílio Koerich, 111

*quadra de vôlei de areia e pista de caminhada

REGIÃO CENTRAL

Trindade

Rua Santa Mônica (em frente ao Iguatemi)

*pista de skate

Agronômica

*campo de futebol, campo de futebol de areia e academia ao ar livre (Koxixos) e mais duas academias ao ar livre na Av. Beira Mar Norte

Continua depois da publicidade

LESTE DA ILHA

Lagoa da Conceição

R. Henrique Veras do Nascimento, 21

*academia ao ar livre e quadra de futsal

Joaquina

Av. Pref. Acácio Garibaldi São Thiago

*3 quadras de beach tênis

Barra da Lagoa

*campo de futebol de areia na beira da praia

*academia ao ar livre na Cidade da Barra

SUL DA ILHA

Costeira do Pirajubaé

Av. Jorge Lacerda, 1472

*pista de skate (2), academia ao ar livre, campo suíço, quadra poliesportiva e campo de futebol de areia

Campeche

Av. Pequeno Príncipe, s/n

*2 campos de futebol/rugby e academia ao ar livre

Armação

*academia ao ar livre

NORTE DA ILHA

Rio Vermelho

Rod. João Gualberto Soares, s/n

*academia ao ar livre

Ingleses

*academia ao ar livre

Jurerê

*Academia ao ar livre