Basta uma massa na base e alguns ingredientes por cima para arrancar um tranquilizador “hmmmmmm” dos convivas, certo? Nem sempre! Selecionamos sete diferentes opções de sabores que podem ser preparados facilmente em casa, mas que levam ingredientes diferentes, de fazer lamber os beiços. Esqueça o presunto, os quatro, cinco ou seis queijos. No Dia da Pizza, celebrado neste 10 de julho, a ideia é ser simples, mas fugir do comum.
Continua depois da publicidade
Para isso, unimos a expertise em pizzas de Guilherme Lacerda, estudante de Nutrição que largou a Publicidade e Propaganda para lançar o projeto Pizza Sessions – iniciativa que começou com o ex-colega Fábio para realizar cursos e eventos gastronômicos -, e o saber de especialista em cerveja de Sady Homrich, baterista da banda Nenhum de Nós e também colunista de cerveja do jornal Folha de S. Paulo.
Lacerda sugere opções de pizzas vegetarianas com ingredientes que podem ser encontrados no supermercado e preparadas em casa por qualquer um, tudo combinado a estilos de cerveja bem definidos sugeridos por Sady.
– Algumas pizzas são reproduções com algum toque especial, outras são histórias de almoços ou jantas entre amigos que, com adaptações, viraram sabores de pizza – diz Guilherme.
Continua depois da publicidade
Pizza saudável?
Se engana quem pensa que a crescente busca por uma alimentação saudável não pode chegar até a pizza. Para Lacerda, é justamente o contrário. Para isso, ele procura utilizar ingredientes que não sejam industrializados e que tenham sido produzidos em um raio menor que 300km de Porto Alegre.
– O alimento está extremamente conectado com a agricultura. Uso a pizza para falar sobre alimentação saudável, consumo e até de economia local – explica.
Segundo ele, a massa de suas pizzas é feita com farinha orgânica, isso sem falar no azeite de oliva, que ele utiliza apenas de uma marca premiada e feita em Camaquã.
– Esse esforço em fazer sabores deliciosos também é decorrente de um desafio: mostrar ao mundo que a alimentação vegetariana ou vegana é muito gostosa e vai muito além do que estou acostumado a ver nos cardápios de restaurantes como opções vegetarianas.
Continua depois da publicidade
Quer aprender mesmo?
O projeto Pizza Sessions deve ganhar em breve uma loja física na Capital. Mas, enquanto isso, para quem ficou curioso, ama pizza e quer dar uma incrementada nas combinações caseiras, a dica é se deliciar com os cursos que são realizados pela iniciativa. Em Porto Alegre, o próximo encontro vai ser no dia 20 de julho, na Casa Liberdade (Rua Liberdade, 553, bairro Rio Branco). Confira as informações aqui. E em São Paulo, o curso está marcado para o dia 26 deste mês. Saiba tudo aqui.
– O diferencial do Pizza Sessions é que fazemos uma massa integral de fermentação lenta inspirada nas massas de pizza napolitana. Depois, o segredo da pizza é a observação: as bordas têm que estar bem crescidas e douradas – revela.
Anotou? Confira abaixo as receitas e as dicas de cerveja que combinam com cada uma delas!