O Dia Internacional da Animação é comemorado nesta terça-feira e Porto Alegre está com uma programação intensa para comemorá-lo.
Continua depois da publicidade
Por aqui, também elencamos nossas 10 animações favoritas para quem está querendo comemorar… diretamente do sofá.
Para as crianças
1. UP! Altas aventuras
Continua depois da publicidade
Sensibilidade e emoção são a tônica da história do viúvo Carl, que, para evitar a mudança pra o asilo, faz sua casa levantar voo com balões em busca de um sonho antigo cultivado por toda vida com a esposa, Ellie.
2. O Touro Ferdinando
A história do touro que não gostava de rodeios, e sim de cheirar flores, foi animada em 1938. E continua emocionante.
3. Meu Malvado Favorito
Um trio de meninas órfãs faz o supervilão Gru repensar seu ambicioso plano de roubar a lua.
4. O Rei Leão
É o ciclo sem fiiiiiim… (precisa de mais? Não.)
5. A Bela e a Fera
Não pode faltar a modalidade filmes de princesa. Bela, que recentemente ganhou mais uma adaptação para o cinema (com Lea Seydoux e Vincent Cassel nos papeis principais), nunca deixa de nos surpreender com sua coragem.
Continua depois da publicidade
6. Como treinar seu dragão
A história de amizade entre um garoto viking desengonçado e o perigosíssimo (e afável) dragão Banguela mostra que o afeto nos leva onde quisermos chegar.
Para os adultos
7. As Bicicletas de Belleville
A animação não tem uma palavra sequer. Mas o time formado entre a senhorinha portuguesa Madame Souza, as trigêmeas de Belleville (já idosas e decadentes) e o cão Bruno dão toda uma nova emoção para a busca do ciclista sequestrado durante o Tour de France.
8. Valsa com Bashir
O diretor Ari Folman entrevista veteranos da invasão de 1982 ao Líbano para reconstruir suas próprias memórias do serviço militar no conflito.
Continua depois da publicidade
9. Mary & Max
Uma história de amizade entre duas pessoas muito diferentes: Mary Dinkle, uma menina gordinha e solitária, de oito anos, que vive nos subúrbios de Melbourne, e Max Horovitz, um homem de 44 anos, obeso e judeu que vive com Síndrome de Asperger no caos de Nova York.
10. Persépolis
Baseado no romance/HQ homônimo de Marjane Satrapi, conta a história de uma família expulsa do Irã.