Na manhã desta sexta-feira (21), 8,5 mil imóveis ficaram sem energia elétrica no bairro Campeche em Florianópolis. Para o carnaval, as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) reforçaram a equipe de profissionais para dar agilidade no atendimento à região.
Continua depois da publicidade
Segundo a Celesc, um defeito em uma subestação particular causou a interrupção do fornecimento nesta manhã. A situação foi normalizada por volta das 11h.
Na noite de terça-feira (18), 30 mil unidades consumidoras ficaram sem luz na capital. Na quarta (19), moradores do bairro Vargem Grande tiveram o mesmo problema durante boa parte do dia.
– A ocorrência de terça foi ocasionada por uma condição climática desfavorável, vento forte. Por uma questão de proteção, o sistema desliga para evitar danos maiores – explicou o diretor da Celesc Sandro Levandoski.
Conforme o diretor, com cerca de 500 mil unidades consumidoras na Grande Florianópolis, as quedas de energia são comuns. Para minimizar situações deste tipo, a Celesc investe em automação e redes protegidas.
Continua depois da publicidade
– Temos regiões com ligações clandestinas que sobrecarregam o sistema e causam danos à rede, principalmente na região do Campeche, Rio Vermelho e Ingleses – afirmou.
Para o carnaval, 260 equipes foram mobilizadas, o que corresponde a 1 mil eletricistas e 18 coordenadores. Além disso, equipes para troca de postes e transformadores para agilizar a resolução de problemas.