O município de Caçador deve viver um momento diferente neste pleito. Isso porque no ano passado, em 20 de abril, uma eleição indireta substituiu os antigos chefes do Executivo, cassados por abuso de poder econômico.

Continua depois da publicidade

Na época, com a cassação do prefeito eleito em 2008, Saulo Sperotto (PSDB), foram os vereadores quem decidiram que Imar Rocha (PMDB) seria o novo prefeito – ele está no cargo até hoje. Agora, os eleitores voltam à cena para decidir quem serão os novos representantes do Executivo – que terá três candidatos principais.

O atual prefeito não deve concorrer à reeleição, porque perdeu a prévia do partido. O substituto dele no pleito será, em princípio, o peemedebista Gilberto Amaro Comazzetto, o Beto Comazzetto, atual secretário de desenvolvimento regional de Caçador, que já havia lançado a pré-candidatura antes da eleição indireta.

O partido ainda não definiu quem seria o vice na disputa, porque as coligações estão sendo acertadas. A sigla está trabalhando com diversas frentes, mas não tem nomes definidos e nem as propostas que vai elencar durante a campanha.

Continua depois da publicidade

O PSD aposta na força da pré-candidata Sirley Ceccatto, atual presidente da Câmara de Vereadores. Ela deve concorrer ao pleito, mas ainda não tem definidas coligações ou parceiros de disputa.

Independentemente dos acertos futuros, a sigla já anunciou que não vai abrir mão da cabeça de chapa. As propostas de campanha ainda não foram decididas e uma equipe do partido analisa todas as estatísticas do município para saber onde estão concentradas as principais demandas.

O vereador Antônio Rubiano Schmitz também vai concorrer ao cargo máximo do Executivo pelo PP. Ainda não há coligações definidas, mas a tendência é que a sigla se alie ao PSDB, DEM, PPS, PSB.

Continua depois da publicidade

:: Assuntos que serão pauta na campanha

Hospital regional

Um dos assuntos que deve estar em pauta, tanto nas propostas dos candidatos quanto nas reivindicações dos eleitores, é a construção de um hospital regional em Caçador. O município, que tem cerca de 70 mil habitantes conforme o Censo 2010, tem apenas um hospital. A construção de uma unidade regional, ou ampliação do hospital que já existe, está baseada no fato de que faltam leitos na cidade e alguns pacientes são obrigados a esperar meses por atendimento. Outros têm que viajar quilômetros em busca de tratamento ou da realização de exames em outros hospitais. A proposta também deve incluir atendimentos aos pacientes de municípios menores, que ficam próximos de Caçador, e não contam com alguns atendimentos nas cidades onde moram.

SC-302 e 303

A revitalização de estradas é um assunto sempre presente nas campanhas políticas. Em Caçador, a grande discussão desta eleição deve girar em torno das SC-302 e SC-303, que ligam o município a diversas outras cidades da região. Embora alguns recursos para melhorias de alguns trechos já tenham sido garantidos pelo Estado, a tendência é que os candidatos apostem em revitalizações de grande porte, já que as estradas estão bastante deterioradas. Buracos, falta de acostamento e pista simples são os grandes problemas enfrentados pelos motoristas que trafegam pela região. As melhorias podem ajudar também no aumento da capacidade de tráfego nestas rodovias, para desafogar outros trechos.

Melhorias na educação

A necessidade da população na área da Educação é pela ampliação das vagas em creches públicas e na melhoria das unidades escolares. Uma das ações discutidas neste sentido é uma lei que prevê incentivos às empresas que oferecem creches aos funcionários. Outro assunto está ligado à educação superior, com concretização de um polo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no município. A promessa é de que a unidade comece a funcionar ainda este ano, oferecendo o curso de Pedagogia à distância. Só que a população espera pela ampliação na oferta de cursos superiores gratuitos, o que pode se concretizar com a presença da Udesc na região, principalmente se estiver aliada à força política.

Continua depois da publicidade