Uma experiência sensorial e que transcende a realidade. Assim pode ser resumida a “Mostra Imersiva Van Gogh e Monet”, que pode ser visitada no shopping Villa Romana, Florianópolis, até o final de agosto. A exposição tem projeções gigantes e sonorização que transformam o ambiente em realidade virtual — é como se você estivesse entrando dentro de uma obra de arte.
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O “Multiverso Experience” é o local que abriga este “outro universo”. Os responsáveis desta criação são o designer Evandro Barbosa, de Florianópolis, e o CEO Zol Israel.
Os quadros “Noite Estrelada”, de Van Gogh, e “Ponte Sobre Uma Lagoa de Lírios de Água”, de Monet, as obras mais famosas deles, viraram destaque em um dos salões da exibição. Porém, até chegar nelas, você conhece a história e o estilo dos artistas.Cada sala tem uma função, e, para entender a dinâmica, a reportagem do Hora conferiu de perto a produção.
Caminhando nas cores de Monet e Van Gogh

Logo ao entrar no “Multiverso Experience”, as cores vibrantes no túnel de projeções prendem a atenção. Uma música ambiente te transporta para outra dimensão. As cores iniciam o espetáculo, e, em seguida, fotos gigantes de Van Gogh e Monet aparecem junto a informações das vidas deles.
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Esse primeiro contato, inclusive, faz parte do processo de criação da exposição, como explica Evandro Barbosa.
— Primeiro a gente pesquisa sobre o autor […] aí a gente começa a ver quais são os quadros principais dele, e começa a criar uma base para o que pode se tornar os pontos principais da exposição — conta o designer.
Seguindo o caminho no Multiverso, passamos por murais com curiosidades sobre os artistas. Eles são menores e contam algumas curiosidades sobre Van Gogh e Monet. Logo de cara, essas projeções parecem ser diferentes das do túnel. O formato mais assimétrico parece movimentar mais as informações. Segundo Barbosa, isso acontece porque esses painéis têm alguns relevos, o que proporciona ideia de profundidade.

Outra informação importante, segundo o designer, é o tempo em que cada elemento é exibido na tela. Isso porque se as figuras passarem muito rápido, em uma projeção grande, as pessoas podem se sentir tontas. Por isso, a experiência é tão sensorial. Cada detalhe é pensado para atender às demandas físicas e emocionais.
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Finalmente, chegamos à cereja do bolo: o salão principal. É lá que “o show acontece”, brinca Barbosa. Ao entrar na sala, um mundo mágico se abre. Projeções tomam conta das quatro paredes e do chão. A música fica ainda mais alta e parece teletransportar. A sensação é de adentrar um quadro de pintura.

O criador dos vídeos conta que esse grande espaço é utilizado para mostrar os pontos principais capturados de cada autor. No caso de Monet, ele diz que o pintor costumava retratar as mesmas paisagens várias vezes, então, ele fez uma projeção comparando as obras. Já Van Gogh gostava de fazer autorretratos. Três quadros são exibidos e refletem as mudanças na aparência e na técnica do artista, comenta Barbosa.
Assim como as cores e figuras, a exposição também está sempre em movimento. Segundo Evandro Barbosa, praticamente todo dia as obras são atualizadas. Tanto novas obras entram, quanto alguns ajustes necessários são feitos. É quase como ir dando novas “pinceladas” e criando uma nova obra de arte.
A exposição é similar a “Beyond Van Gogh”, que já passou por várias partes do mundo, como Miami (EUA) e Bogotá (Colômbia). Entretanto, Zol Israel, CEO do Multiverso, explica que a exibição “não seguiu referências, é uma criação nossa, inédita e mais antiga do que a Beyond”. A escolha de Van Gogh e Monet para serem os primeiros artistas no local se deu pelas características dos movimentos do impressionismo e pós-impressionismo.
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— Transmitem uma vivacidade de cores e poesia visual que vem ao encontro dos objetivos do Multiverso com relação a arte — explica o CEO.
“Experiência transcendental”
A diversidade de pessoas no local mostra como a imersão pode atrair novos públicos para a arte. O CEO conta que quem visita pelo interesse na arte, “vive uma experiência quase que transcendental”. Além disso, ele também comenta que o espaço pode ser uma boa oportunidade para a comunidade artística, “gerando experiências cada vez mais atraentes para todo público”.
Bruno Seabra, 37 anos, terapeuta holítisco, é de Florianópolis e visitava com a namorada a exposição. Ele conta que não é muito “ligado” em arte, mas achou a experiência surpreendente:
— Estou realmente surpreso com o nível de experiência sensorial. Eu não esperava ser essa imersão dentro da arte, com a sensação de dimensões, distância e profundidade. O equipamento de som também é muito legal, me trouxe uma experiência muito boa. Fora o aprendizado sobre os artistas.
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Mensalmente, cerca de 30 mil pessoas visitam as exposições em realidade virtual do Multiverso nas duas sedes do Multiverso. São muitos os stories e fotos que o público aproveita para fazer nos cenários com obras de arte gigantes. A expansão da relação com a arte pode ser vista através do digital, como relembra Israel.
— Não lembro de ter presenciado o meio artístico sendo tão difundido nos ambientes sociais mais populares — comenta.
O que é o Multiverso Experience
O “Multiverso Experience” é o primeiro espaço imersivo multiuso da América Latina, segundo a assessoria. Unindo arte e tecnologia, o local transporta o público a outra realidade. O ambiente pode ser tanto uma galeria de arte, como uma festa de Halloween cheia de monstros ou até outro planeta.
A “Mostra Imersiva Van Gogh e Monet” foi a primeira a ser produzida. Inicialmente, ela aconteceu como itinerária no Natal Luz 2020, em Gramado. Com o sucesso, duas sedes fixas foram criadas, primeiro em Florianópolis e depois em Porto Alegre.
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A partir de então, outros projetos de diversos segmentos foram realizados. Um exemplo é o casamento que aconteceu em Porto Alegre, em que o cenário foi transformado em Jerusalém, como era o sonho dos noivos. O CEO do Multiverso, Zol Israel, explica mais sobre o espaço.
— O conceito de multiverso explora a vantagem de poder ser virtualmente qualquer lugar. Um museu, galeria de arte, um cenário para festas e eventos, uma geleira no ártico, o espaço sideral — diz Israel.
Para os próximos meses, o Multiverso pretende trazer o mundo de Frozen para a realidade virtual e também um Halloween para lá de palpável. A exposição de Van Gogh e Monet segue até o fim de agosto em cartaz.
Veja galeria de fotos da exposição
Serviço
Horários de Funcionamento
- De segunda a sexta: das 12h às 15h e das 18h às 22h (com entrada até as 21h)
- Sábados: das 12h às 22h (com entrada até as 21h)
- Domingos e Feriados: das 14h às 20h (com entrada até as 19h)
- Classificação Livre
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Local
- Villa Romana Shopping – Avenida Madre Benvenuta, 687, bairro Santa Mônica, Florianópolis – CEP 88.035-000
Ingressos
As visitas devem ser agendadas através do site. Os ingressos custam a partir de R$35. Participantes do Clube NSC têm desconto de 15%.
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