Aproveitar o feriado prolongado para relaxar, e, de quebra, obter ganhos estéticos agendando tratamentos em spas é uma boa opção, dizem os especialistas. Desde que não se espere resultados milagrosos e se procure os tratamentos mais indicados para esta época do ano.
Continua depois da publicidade
Coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) no Rio, Bruna Felix Bravo alerta para o perigo de se recorrer a tratamentos clareadores ou à base de ácidos nos meses caracterizados por calor intenso e muita exposição ao sol.
– Nesta época, o peeling químico, por exemplo, só é indicado para quem vai ficar mesmo retirado, não pretende ficar muito no sol. Senão, você acaba piorando a pele, pode manchá-la. Já esfoliações e peelings como o de cristal, que retiram a camada mais superficial da pele, podem ser feitos, porque ajudam a dar mais brilho e a tornam mais macia ao toque – ensina Bruna. – E massagens, de modo geral, melhoram a circulação.
O melhor, diz ela, no verão, é procurar hidratações, como banhos de ervas ou massagens diversas, que, de quebra, ajudam a aliviar o estresse. E investir em tratamentos corporais:
– Quem já toma os cuidados necessários, como usar protetor solar, não vai manchar nem envelhecer a pele do rosto. Como esta é uma temporada de maior exposição do corpo, a opção é hidratá-lo: nada de iniciar grandes transformações na pele. Massagens e spas de pés e mãos são ótimos, porque têm efeito calmante também.
Continua depois da publicidade
Pós-graduada em Dermatologia pela Uerj e membro efetivo da SBD e da Academia Americana de Dermatologia (AAD), Vanessa Metz acrescenta que os banhos com ervas são uma boa opção para relaxar, e recomenda máscaras faciais para ajudar a revitalizar a pele.
– E as massagens, com as de bambu, ou a drenagem, soltam a musculatura, o que é bom para quem samba.