A um mês de entrar em vigor a Lei de Acesso à Informação no Brasil, o país sedia um evento com a presença de delegados de mais de 60 países para discutir as políticas de transparência governamental. A conferência é um desdobramento da Open Government Partnership (OGP) – Parceria para Governo Aberto – grupo de diversos países liderados por EUA e Brasil que visa difundir práticas como transparência orçamentária e acesso a informações públicas.

Continua depois da publicidade

O evento acontece em Brasília entre terça e quarta-feira desta semana com presença da presidente Dilma Rousseff e da secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton na abertura da programação. São esperados mais de 800 representantes, de 60 países e de 200 organizações da sociedade civil.

No encontro, os países vão trocar relatos sobre o impacto do governo aberto para impulsionar o crescimento econômico e reduzir a corrupção generalizada. O Brasil integrou o Open Government Partnership em 2011.

O Ministro da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, afirma que o compromisso com a transparência consolida a democracia.

Continua depois da publicidade

– Democracia real não é simplesmente sobre ter eleições periódicas, mas tornar os governos mais responsáveis e transparentes para os cidadãos em todo o seu período no cargo – disse Hage.

O evento poderá também ser acompanhado online com transmissão pelas mídias sociais e no site da parceria.