Como traduzir 90 anos de informação e de vínculo com a comunidade em apenas alguns minutos e em poucas imagens? Este foi o primeiro desafio do “A Notícia” e da agência de comunicação joinvilense NovaPEB, que assina a campanha do aniversário de 90 anos do jornal. As conversas para os primeiros esboços começaram já em dezembro.

Continua depois da publicidade

Profissionais de marketing e de jornalismo do “AN” e as equipes de criação, redação, mídia, produção, arte e finalização da agência, totalizando quase 20 profissionais, mergulharam no projeto, tendo como premissas mostrar o passado, o presente e o futuro, sob a ótica do mundo, do País e da cidade de Joinville.

– Ao pensar na nova campanha, tentamos transmitir para o público o que sentimos ao celebrar 90 anos. Só conseguimos chegar até esse momento porque nos tornamos relevantes. Ao longo dos anos, nos reinventamos, e isso só foi possível por causa da confiança que nossos leitores, anunciantes e parceiros depositaram em nós. E é isso que nos inspira todos os dias – , diz a gerente de marketing do “A Notícia”, Caroline Moraes.

Uma história pode ser contada de muitas maneiras. Inicialmente, a equipe pensou em apresentá-la por meio de texto e de imagens. A ideia foi logo abandonada para dar lugar ao uso de ilustração. Nesta fase, outro parceiro uniu-se ao time, a MFX Post, de Florianópolis.

Tomada a decisão, o projeto apresentou outro grande desafio: o de passar emoção por meio de ilustração. A trilha sonora, criada especialmente para a campanha pela Agência Technologica, de Porto Alegre, garantiu o resultado desejado.

Continua depois da publicidade

– A ilustração é moderna e prende a atenção -, explica Priscila Nadja, gerente de atendimento da NovaPEB.

– O filme traz intervalos de tempo ligados por uma única linha, representando a linha do tempo. A ideia foi mostrar ao espectador a abrangência cronológica da operação do jornal, por meio de metáforas que contam a história da cidade, do Brasil e do mundo -, completa.

Caroline Moraes destaca, também, a homenagem da campanha ao leitor do jornal.

– Quisemos homenageá-lo, por meio da dona Jutta, nossa leitora desde 1940. Nossos leitores são coautores da história que o jornal conta há nove décadas -, diz Caroline.

A nova campanha de comunicação do “A Notícia” foi mostrada no evento que celebrou o aniversário, na última sexta-feira, e lançada no intervalo do “Jornal Nacional” no último sábado. Além do vídeo que ficará no ar na RBS TV e dos anúncios em mídia impressa em formatos diversos, a iniciativa tem, ainda, outdoors, spots nas rádios Itapema e Atlântida e peças para a internet.

Continua depois da publicidade