No aniversário de 49 anos de fundação, o Joinville busca a liderança no clássico contra o Criciúma, nesta quarta-feira (29), às 21h, no estádio Heriberto Hülse. Em 29 de janeiro de 1976, uma fusão entre o América e o Caxias originou o Joinville Esporte Clube, um dos times mais tradicionais de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

São cinco títulos nacionais e 24 troféus de estaduais no clássico Norte-Sul. Com retrospecto positivo, o JEC acumula 68 vitórias contra 64 do Criciúma, além de 63 empates. Já no Heriberto Hülse, o aproveitamento não se repete. São apenas 18 vitórias do JEC contra 53 derrotas, junto de 24 empates.

No Campeonato Catarinense 2025, as equipes seguem invictas. O Criciúma lidera o campeonato com sete pontos e o Joinville aparece na quarta colocação com seis pontos. O tricolor espera terminar a rodada na liderança, como presente para a torcida jequeana no aniversário do clube.

Relembre a trajetória do JEC que completa 49 anos

Continua depois da publicidade

JEC faz 49 anos em ano que marca volta às disputas nacionais

Ao longo de quase cinco décadas, o JEC acumula duas conquistas expressivas no cenário nacional. A primeira em 2011, quando levou o título da Série C do Campeonato Brasileiro. Na sequência, em 2014, o Joinville foi campeão da Série B do Brasileiro e garantiu o acesso à Série A.

Além disso, o JEC é o terceiro maior campeão do Campeonato Catarinense. O tricolor tem 12 títulos estaduais, sendo oito deles conquistados consecutivamente, entre 1978 e 1985. A última vez que o Joinville levantou a taça foi em 2001. O time também foi cinco vezes campeão da Copa Santa Catarina e uma vez da Recopa Catarinense.

Em 2025, o Joinville pode carimbar de vez a volta às disputas nacionais. Nesta temporada, o JEC disputa o Campeonato Catarinense, o Brasileirão Série D e deve jogar a Copa Santa Catarina. O principal objetivo da temporada é garantir calendário nacional para o próximo ano, enquanto briga por uma boa colocação no estadual e tenta a volta ao Brasileirão Série C, que não disputa desde 2018.

Leia também

VÍDEO: Primeiro episódio de documentário detalha crise em clubes que deram origem ao JEC