Nesta terça-feira (4), o nível dos rios atingidos pela enchente está voltando à normalidade, no Planalto Norte de Santa Catarina. Algumas famílias já retornaram para as casas, outras ainda se mantem em abrigos até que a água baixe completamente.
Continua depois da publicidade
Conforme a Defesa Civil, o Rio Negro, em Mafra, está com aproximadamente de 9,31 metros – sendo que a média normal é de 2,7 – e diminuindo um centímetro a cada hora. Dez escolas permaneceram com as aulas suspensas nesta terça-feira, 101 famílias ainda estão fora de casa – 42 delas em abrigos abertos pelo governo municipal. A Vila Argentina foi à localidade mais afetada.
Em Rio Negrinho, o nível ainda está em 300 centímetros acima normal, mas voltando à planície. Ao todo, sete bairros foram atingidos, principalmente o Centro da cidade e duas famílias ainda estão em abrigos. A limpeza das ruas afetadas já foi realizar e as aulas aconteceram normalmente nesta terça. Já em São Bento do Sul, duas famílias ainda estão em abrigo.
Situação de emergência
Seis municípios decretaram situações de emergência por causa das chuvas no Planalto Norte de Santa Catarina. Itaiópolis, Mafra, Papanduva, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras agora vão reunir documentos e encaminhar ao Governo do Estado para que seja homologada a situação. Depois, ainda é preciso passar pela análise do Governo Federal para que as cidades tenham acesso aos recursos para realizar a recuperação.
Continua depois da publicidade