O blumenauense que passou a quarta-feira apreensivo com as chuvas já respira mais aliviado quando olha para cima e enxerga céu azul e sol no início da tarde desta quinta-feira. Depois de atingir o pico de 8,71 metros às 7h, o nível do rio Itajaí-Açu se estabilizou às 8h e começou a cair a partir das 9h. A medição das 16h já apontava uma redução de 65 centímetros, para 8,06 metros. Por enquanto a situação ainda é de prontidão.

Continua depois da publicidade

::: Chuva deixa 400 desabrigados em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí

De acordo com o secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, Blumenau contabiliza, até agora, 147 ocorrências decorrentes das chuvas, sendo que 99 delas são referentes a deslizamentos. Apesar do sol desta quinta-feira e da previsão de tempo bom até domingo, o solo ainda está muito encharcado. A maior preocupação, portanto, ainda é com novos deslizamentos. A recomendação aos moradores é acompanhar sinais de risco, como postes e árvores inclinados ou rachaduras em muros e paredes. Neste caso, o indicado é acionar a Defesa do Cidadão pelo número 199 e deixar o local.

::: Veja em tempo real informações sobre o nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau e Rio do Sul

A Defesa do Cidadão chegou a ativar dois abrigos, na Paróquia Luterana da Velha, na Rua João Pessoa, e na Igreja Evangélica Livre de Blumenau, localizada na Rua Cidade do Salvador, bairro Itoupava Norte. Apesar de algumas famílias terem retirado móveis e deixado suas casas, ninguém precisou usar as estruturas. De acordo com Quadros, os abrigos estão sendo desativados temporariamente, mas a equipe da Defesa do Cidadão continua de prontidão e está preparada para reativá-los em pouco tempo se for necessário.

Continua depois da publicidade

Mesmo com o tempo bom, toda a equipe da prefeitura permanece de plantão.

Tempo bom até

o fim de semana

O sol entre nuvens desta quinta-feira deve seguir na região pelo menos até sábado, com tempo bom e temperaturas amenas, com mínimas na casa dos 13º C e máximas de 23º C.Segundo o meteorologista do AlertaBlu, Gustavo Verardo, a situação começa a mudar no domingo à tarde, quando mais nuvens aparecem e a condição de chuva retorna.

Há risco de chuva um pouco mais forte no domingo à noite, o que deve deixar os moradores e a Defesa Civil em alerta pelo risco de deslizamentos, já que o solo ainda não deve estar completamente seco.

A condição de chuva que volta no domingo deve permanecer em Blumenau pelo menos até a próxima quinta-feira, mas ainda é cedo para estimar o volume.