Uma nova projeção do CEOPS aponta que o nível do rio Itajaí-Açu deve chegar a 8 metros às 17h desta terça-feira. Na medição das 11h, o rio baixou 9 cm em relação à medição das 10h e está em 8,38 metros.
Continua depois da publicidade
De acordo com o secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, a previsão inicial informada pelo CEOPS era de 8,80 metros às 17h. O número foi revisado após novas informações do tempo, informando que a quantidade de chuva deve ser menor nesta tarde.
Quase 160 ocorrências relacionadas à chuva foram registradas na cidade desde domingo. Destas, 105 são deslizamentos.
::: Confira a cota de enchente das ruas de Blumenau
Continua depois da publicidade
::: Acompanhe em tempo real informações sobre o nível do rio em Blumenau e Rio do Sul
::: Cinco dicas para se prevenir em caso de enchente
Os casos mais graves ocorreram nas ruas Achiles Jacobsen, no Garcia, Pedro Kraus Sênior, no Vorstadt, e Pedro Ramos, no bairro Nova Esperança. Na Achiles Jacobsen um deslizamento atingiu uma residência.
— Por sorte a casa tinha laje e segurou toda a barreira que caiu sobre a casa, mas ainda assim transferimos os moradores — explica o secretário.
Na Pedro Kraus Sênior (foto acima), o deslizamento afetou duas casas e soterrou o carro de um dos moradores. Ninguém se feriu e a Defesa Civil esteve no local, que já foi isolado. As duas famílias foram orientadas a sair das residências e estão na casa de parentes.
Continua depois da publicidade
Na Rua Pedro Ramos, o deslizamento compromete uma residência, que foi interditada e a terra chegou a bloquear parcialmente a via. A família foi removida e levada para o abrigo da Igreja Evangelho Livre, na Itoupava Norte. Com isso, nove pessoas estão alojadas no local.