Nesta segunda-feira, aos poucos, o rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul, vai baixando. Na medição das 20h, o nível era de 8,47 metros. Segundo a Defesa Civil, a água baixa cerca de cinco centímetros por hora. Uma nova medição será feita às 21h. Desde a última quarta-feira, choveu 153 mm na região e o rio Itajaí-Açu alcançou o pico de 9,42 metros às 10h deste domingo. Já o rio do Oeste, que alcançou o pico de 9,28 metros, estava em 9,07 às 9h.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
>> Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, decreta situação de emergência
>> Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, sofre com a segunda enchente do mês
Continua depois da publicidade
Nesta manhã, as cinco comportas da barragem de Ituporanga permanecem abertas. Em Taió, das sete comportas, mais uma foi aberta às 8h, totalizando cinco abertas e duas fechadas.
De acordo com a Defesa Civil, cinco municípios foram mais atingidos na região: Taió, Rio do Sul, Rio do Oeste, Laurentino, Lontras e Agronômica. A orientação é para que as pessoas permaneçam nos abrigos até que a situação se normalize por completo no município.
Oito abrigos permanecem ativos na cidade. O levantamento da Secretaria de Obras e da Assistência Social e Habitação de Rio do Sul aponta que 132 famílias foram afetas pela cheia, um total de 504 pessoas. A Secretaria de Estado de Defesa Civil encaminhou ao município 150 cestas básicas, três mil litros de água potável, 300 colchões, 600 kits de higiene pessoal e 150 kits de limpeza. A secretária de Assistência Social e Habitação, Cláudia Mara Fronza da Silva, recomenda que as doações sejam encaminhadas à sede da Secretaria, localizada na rua Rocha Pombo, 95, Eugênio Schneider.
Continua depois da publicidade
Rodovias
De acordo com a Defesa Civil de Taió, o acesso aos municípios de Salete, Rio do Campo e Pouso Redondo está normalizado. Para os motoristas que tem como destino Mirim Doce, o acesso deve ser feito pela BR-470 em Pouso Redondo. Para Rio do Oeste, via Ribeirão Pinheiro, o acesso está interditado.
Aulas
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio do Sul, quatro escolas foram atingidas pelas cheias e outras quatro ficaram isoladas. Nesta segunda-feira não haverá aula nos Centros de Educação Infantil (CEIs) Dea Bornhausen, no Bela Aliança, Titio Karan e Pedro dos Santos, no Canoas, Sebastião Back, no Santana, Tia Bea, no Taboão, Centro de Educação Infantil Prefeito Luis Adelar Soldatelli (Ceplas) e Arvino Gaerner, na Barragem e o Roberto Machado, no bairro Progresso, que serviu como depósito para móveis de outras unidades.
Principais bairros atingidos
Barra do Trombudo
Barragem
Pamplona
Bremer
Taboão
Bela Aliança
Santa Rita
Abrigos abertos nos bairros:
Bela Aliança
Taboão
Rainha
Barragem
Progresso
Canta Galo
Laranjeiras
Onde e o que doar
Sede da Secretaria de Assistência Social e Habitação
Rua Rocha Pombo, 95, Eugênio Schneider
– Leite longa vida
– Água potável
– Fraldas infantis
– Alimentos não perecíveis
– Produtos de higiene pessoal
– Produtos de limpeza