O nível do rio Canoinhas, que deixou famílias desabrigadas em Três Barras e Canoinhas, no Planalto Norte, começa a baixar lentamente nesta segunda-feira. O nível diminui de um a três centímetros por hora. Em Mafra, o rio Negro está normalizado e a última família que estava no abrigo voltará para a casa nesta tarde.
Continua depois da publicidade
No fim de semana, a Defesa Civil de Canoinhas precisou retirar as famílias da localidade de Campo Água Verde e deslocá-las para Escola Rodolfo Zipperer e para o Centro Social da Associação de Moradores do bairro. Na manhã de hoje, 14 famílias continuavam nos alojamentos e outras 150 estavam em casa de parentes.
Na última medição, realizada na manhã desta segunda, o rio Canoinhas estava 6,4 metros acima do normal. O nível de alerta é de 5,7m. O rio Águas Verdes, na cidade, também tem registrado pontos de alagamentos.
Três Barras também sofre com o nível do rio Canoinhas. O bairro São Cristóvão foi o mais atingido, mas ainda há pontos de alagamentos nas localidades de João Paulo Segundo e Rio Pacheco. São cerca de 40 famílias que continuam desabrigadas no ginásio de esportes do CAIC, no bairro Alto do Mussi, e no Centro Social da igreja do São Cristóvão. Outras 50 estão desalojadas.
Mesmo sem chuva, as águas do rio Negro que estavam represadas na semana passada, e agora atingem as cidades mais ao Norte do Planalto, onde estão os rios Canoinhas e Águas Verdes.
Continua depois da publicidade
Nas demais cidades, como Rio Negrinho e São Bento do Sul, a situação é tranquila. Em Mafra também não existem mais pontos de alagamento.