Com quase dois dias consecutivos de queda no nível, o Itajaí-Açu chegou às 7h desta quinta-feira a 5,66 metros, menor índice desde o fim de semana. Já são quase 3 metros menos na comparação com o pico da enchente, que foi de 8,52 às 9h de terça-feira. A tendência é de que as próximas medições continuem registrando pequenas reduções – principalmente por conta da barragem de Taió, que opera com água em 78% de sua capacidade e com cinco das sete comportas abertas.
Continua depois da publicidade
Às 23h desta quarta-feira, quando o nível baixou 5 centímetros e o Itajaí-Açu chegou a 5,99 metros, Blumenau recuou do estado de alerta para o estado de atenção, o que desativa uma série de protocolos internos do município – como por exemplo as reuniões do Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (Grac) e as projeções do Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (Ceops).
::: Com Itajaí-Açu abaixo de seis metros, Blumenau volta ao estado de atenção
Para hoje a previsão do tempo aponta risco de temporal com chuva isolada no fim do dia em Blumenau por conta de uma frente fria que avança rapidamente em direção a Santa Catarina, mas nada que impacte no nível do rio. O alerta segue para possibilidades de escorregamentos, já que devido ao tempo instável o solo segue saturado em praticamente todas as regiões da cidade.
Durante o dia, porém, há possibilidade de aberturas de sol e temperaturas um pouco mais elevadas, podendo beirar os 28 ºC. Amanhã ainda há condição de chuva fraca, conforme o AlertaBlu, e o dia deve ter predomínio de nuvens. À noite a chegada de uma massa de ar seco e frio faz as temperaturas despencarem durante todo o fim de semana, com mínima de 7 ºC e máxima de 20 ºC e tempo estável no sábado e domingo.
Continua depois da publicidade