O nível do Guaíba voltou a subir na madrugada desta quinta-feira (23) e está em 3m95cm no Cais Mauá. A última medição foi feita às 5h15min. De acordo com informações da Rede Hidrometeorológica Nacional, quatro horas antes, o rio estava em 3m82cm.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Na terça-feira (21), o lago mediu menos de quatro metros pela primeira vez em 20 dias. O pico foi atingido no dia 5 de maio, quando o nível do Guaíba alcançou 5,35 metros. Ele passou dos quatro metros dois dias antes: no dia 2, estava em 3,67 metros, e na tarde do dia 3 chegou a 4,58 metros.

Empresa de SC ajuda a lançar painel capaz de prever enchentes e medir nível de rios no RS

Uma projeção feita pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS ao ZGH na segunda-feira (20), estima que o nível do Guaíba permaneça acima da cota da inundação (acima dos três metros) até o início de junho. No melhor cenário, especialistas citam que ficará abaixo do nível em 3 de junho.

Continua depois da publicidade

Chuva volumosa

Nesta quinta-feira, a previsão é de chuva volumosa para o Rio Grande do Sul. Há risco de temporal em todo Estado devido a uma frente fria que atua no oceano e uma nova área de baixa pressão que se forma em alto-mar, reforçando a instabilidade.

Na metade Sul, o tempo ficará nublado e chuvoso, em condições de temporais nas regiões de Missões, Central e na Campanha. Em Porto Alegre e região metropolitana, chove durante todo o dia. No Noroeste, no Norte, na Serra, nos Vales e na Serra, tempo nublado e com chuva forte em vários períodos do dia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para risco de tempestade no RS na quarta-feira. Conforme o aviso, são esperados 100mm de chuva e vento de até 100 km/h.

No final da tarde desta quarta-feira, Pelotas, no Sul do Estado, registrou queda de granizo. A condição, causada por uma instabilidade no tempo, foi alertada Inmet.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da situação no RS

Leia também

Seis em cada 10 municípios de SC afirmam não estar preparados para novos eventos extremos

FOTOS: Cidade de SC leva estrutura de “guerra” para recuperar município gaúcho