O nível do Guaíba recuou ainda mais neste domingo (2) e atingiu 3,49 metros às 7h15, na régua da Usina da Gasômetro, em Porto Alegre, de acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). No sábado (1º), o lago ficou abaixo da cota de inundação, que é de 3,60 metros, pela primeira vez em um mês, registrando 3,56 metros.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O recuo sinaliza que o lago voltou ao seu leito normal e, no momento, não há risco de transbordamento. Ainda assim, o nível segue acima da cota de alerta, de 3,15 metros. Neste ano, quando enchentes históricas atingiram o Rio Grande do Sul, o Guaíba chegou a atingir 5,35 metros em 5 de maio, superando em muito o recorde anterior, de 1941, quando chegou a 4,74 metros.

No entanto, a chegada de uma nova frente fria deve trazer chuva ao Rio Grande do Sul neste domingo. Conforme o Climatempo, a previsão é chuva isolada e de fraca intensidade nas regiões oeste, campanha, sul, centro, vales e Porto Alegre. Porém, os volumes não serão significativos e não há chances de novos temporais.

Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Continua depois da publicidade

Confira fotos das chuvas no RS

*Com informações do g1

Leia também

Com perdas estimadas em R$ 3 bilhões, agro do RS recebe ajuda da CNA