Um boletim divulgado pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS) aponta que o nível do lago Guaíba pode ultrapassar o último recorde e atingir um novo patamar entre esta segunda (13) e terça-feira (14). As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O documento prevê que o nível da água chegue a 5,5 metros, contra o valor histórico de 5,33 metros registrado no último dia 5, devido as chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul novamente. Nas últimas 48 horas, foram registrados volumes expressivos de chuva, o que foi considerado na análise.

A estimativa ultrapassa o registro da marca histórica de 5,33 metros, que já havia superado a grande enchente de 1941.

O que a tragédia no RS tem a ver com a emergência climática?

Continua depois da publicidade

O boletim alerta para o risco de chuva forte, com volumes acima de 100 milímetros, na metade norte do estado gaúcho, além de vento sul intenso. Na região da Lagoa dos Patos, as rajadas devem chegar a 50km/h, o que contribui para a elevação do nível da água.

O limite para inundação é de três metros, e o instituto prevê que a cheia do lago se estenda. Na última medição feita neste domingo (12), ás águas do Guaíba atingiram 4,65 metros.

Situação em Porto Alegre


Leia também

Rio Grande do Sul continua em alerta de grande perigo para chuva neste domingo

Rio Taquari sobe seis metros e ultrapassa cota de inundação no RS em 24h