Após os alagamentos que deixaram oito desalojados em Barra Velha, no Litoral Norte do Estado, na quinta-feira (10), o nível da água já está baixando durante a manhã desta sexta-feira (11). Por enquanto, segundo a prefeitura, apenas uma pessoa se mantém no abrigo emergencial. Não há registros de outras ocorrências por conta das chuvas até o momento.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Apesar disso, a população deve seguir em alerta, pois a previsão de tempo instável se mantém durante a sexta-feira.
Mesmo com o volume de chuvas registrado ficando abaixo do previsto pela Defesa Civil, a precipitação persistente causou alagamentos na cidade. Um abrigo emergencial foi ativado no Ginásio de Esportes da Escola Professora Antônia Gasino de Freitas. No momento, a única pessoa que ainda está recebendo suporte no local aguarda autorização da Defesa Civil para retornar à sua casa. O abrigo se mantém ativo, e tanto as chuvas quanto os níveis dos rios da cidade estão sob monitoramento.
Veja registros dos alagamentos na cidade durante a quinta-feira
Continua depois da publicidade
Recomendações da Defesa Civil
A recomendação da Defesa Civil de Joinville é que, em caso de ventos fortes, as pessoas busquem um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
Em local abrigado, deve-se manter distância das janelas. Aparelhos eletrônicos devem ser desligados. Outra orientação é jamais atravessar ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos, ficar atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.
Para receber as mensagens em tempo real no celular, basta enviar o CEP da residência para o número 40199, por mensagem de texto (SMS). O serviço é gratuito e administrado pela Defesa Civil estadual.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.
Leia também
SC registra alagamentos e acúmulo de mais de 140 milímetros de chuva nas últimas 48 horas
Famílias de Joinville revelam tensão e alívio após passagem do furacão Milton na Flórida
Centenária empresa têxtil de Joinville lança nova marca e foca em expansão mundial