As ruas de vários municípios catarinenses amanheceram cobertas de água nesta segunda-feira (9), por conta do alto nível dos rios. A chuva forte que castiga Santa Catarina desde a última quarta (4), provocou alagamentos, deslizamentos, cancelamento de aulas e o bloqueio de rodovias. Apesar da melhora no tempo, o Estado segue em alerta para ocorrências ao longo da semana, por conta do acumulado de chuva nos últimos dias.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em Rio do Sul, as principais vias, que no fim de semana eram habitadas por veículos, se transformaram em rios por conta das chuvas que atingiram a região. Conforme a Defesa Civil, o rio Itajaí-Açu estava em 10.75 metros por volta das 6h. Durante a madrugada, a água subiu cerca de nove centímetros por hora, mesmo com a chuva dando uma trégua.

A última vez que o município do Alto Vale do Itajaí registrou um índice acima de 10 metros foi em junho de 2017, quando 18 dos 25 bairros da cidade foram afetados. Na época, os prejuízos com estragos giraram em torno de R$ 12,4 milhões.

Outro município do Alto Vale, Taió, também foi castigado pela chuva. O rio que corta a cidade atingiu a marca histórica de 12,11 metros na manhã desta segunda-feira (9). Segundo a Defesa Civil do município, o nível já superou o registrado na enchente de 2011, quando ocorreu a maior cheia recente da cidade. Equipes dos bombeiros seguem na região atuando para o resgate de pessoas ilhadas por conta das cheias.

Continua depois da publicidade

Em Blumenau, o nível do Rio Itajaí-Açu amanheceu em elevação, com 10,19 metros na medição das 6h. Com esse nível, são 140 pontos com alagamentos na cidade. Nas últimas horas, a elevação tem sido lenta. Desde a meia-noite foram 24milímetros, conforme a Defesa Civil do município.

Cancelamento de aulas

A forte chuva de domingo provocou o cancelamento de aulas em diversos municípios catarinense nesta segunda (9), como Rio do Sul, Blumenau, Itajaí e Florianópolis. Na UFSC, por exemplo, inúmeros setores do campus Trindade, na Capital, estão com transtornos e alagamentos, o que dificultaria o acesso à universidade e também colocaria em risco a segurança de alunos, professores e servidores.

Chuva em SC

Santa Catarina enfrenta chuvas intensas desde quarta-feira (4), com municípios alagados, deslizamentos e rodovias bloqueadas. O número de cidades atingidas por ocorrências relacionadas às chuvas passou para 131, de acordo com o último relatório da Defesa Civil.

O Estado registrou duas mortes por conta das chuvas. A primeira ocorreu na quarta-feira (4), quando um homem morreu ao cair de bicicleta enquanto tentava passar por uma arrozeira alagada. No sábado (7), um homem de 42 anos morreu após tentar passar em uma área alagada pelas chuvas em Palmeira, na Serra Catarinense. Além desses dois casos, uma pessoa ficou ferida em uma ocorrência em Timbó.

Continua depois da publicidade

Segundo a meteorologista Camila Cardoso, o evento é provocado pela presença do El Niño, fenômeno de efeitos globais caracterizado pelo aquecimento anormal do Oceano Pacífico.

Veja fotos do impacto das chuvas em SC neste fim de semana:

Leia também

Tempo melhora em SC mas semana segue em alerta para mais chuva e deslizamentos

FOTOS: Rio do Oeste fica embaixo d’água e cidade prepara pedido por ajuda humanitária

Moradora ilhada em Rio do Sul relata situação no Alto Vale: “Para sair, só de barco”