A notícia de que o popular jogo Super Mario, até agora restrito aos videogames convencionais, será lançado em versão para o iPhone da Apple, confirmou a entrada da Nintendo no mundo dos dispositivos móveis e fez as ações da empresa dispararem mais de 13% na Bolsa de Tóquio nesta quinta-feira (8).

Continua depois da publicidade

Anunciado na quarta-feira (7) durante uma conferência da Apple nos Estados Unidos, o novo jogo se chamará Super Mario Run e estará disponível exclusivamente para o smartphone da gigante americana a partir de dezembro deste ano.

Os investidores aplaudiram o acordo, e as ações da Nintendo chegaram a aumentar mais de 18%, antes de fecharem em 27.955 ienes (US$ 275) – um aumento de 13,2%.

A novidade chega após a febre mundial provocada pelo Pokémon Go, o jogo de realidade aumentada desenvolvido pela Nintendo em parceria com a empresa americana Niantic.

“Faltava algo, ou melhor, alguém” na plataforma de videogames para iPhone, declarou na quarta-feira o CEO da Apple Tim Cook, antes de anunciar a entrada triunfal do Mario na loja de aplicativos para iPhone e tablets iPad.

Continua depois da publicidade

Será possível jogar o novo Super Mario com apenas uma mão, enquanto “se come um hambúrguer, ou uma maçã, com a outra”, disse Shigeru Miyamoto, que criou o carismático personagem bigodudo de boina vermelha há mais de três décadas.

“Esse empreendimento é, talvez, a maior confirmação que poderíamos ter imaginado de que a estratégia da Nintendo de monetizar a propriedade intelectual da sua franquia na tecnologia móvel (…) é o caminho certo”, disse o analista Neil Campling, da Northern Trust Capital Markets, de acordo com a Bloomberg News.

As ações da Nintendo estão em aumento desde o lançamento, em julho passado, do Pokémon Go, que o mercado abraçou após uma longa espera de que a companhia japonesa fizesse um movimento em direção ao desenvolvimento de jogos para celulares.

Em março passado, a Nintendo lançou o seu primeiro game para dispositivos móveis, Miitomo, uma espécie de rede social lúdica, e prometeu outros quatro jogos para março de 2017.

Continua depois da publicidade

No ano passado, a empresa anunciou que estava formando uma parceria com o especialista móvel japonês DeNA para desenvolver jogos para smartphones baseados em seu elenco de personagens populares.

Estratégia multiplataforma

Em um momento em que o volume de negócios da Nintendo representa um quarto do que era no seu auge (anos 2008/2009), os investidores esperam obter grandes benefícios com essa estratégia multiplataforma.

A empresa, com sede em Quioto, demorou a compreender o interesse estratégico de propor apps para smartphones, ou de deixar que outras empresas explorem seus personagens.

Analistas disseram que a maior parte do crédito desse giro surpreendente pertence ao falecido presidente da Nintendo Satoru Iwata, um visionário que morreu no ano passado aos 55 anos.

Continua depois da publicidade

Em 2014, Iwata admitiu que a Nintendo já não podia se dar ao luxo de ficar à margem do mercado em expansão de jogos móveis.

Mas os passos da empresa desde a morte de Iwata parecem estar indo muito além das medidas conservadoras que ele tinha imaginado.

A exploração dos personagens em desenhos animados, prometida recentemente pelo atual presidente da Nintendo, Tatsumi Kimishima, também é uma via de promoção e de possíveis benefícios financeiros.

Além disso, a empresa vem registrando um aumento nas encomendas antecipadas de um jogo de Pokémon para seu dispositivo portátil 3DS e está desenvolvendo um novo console, com o nome provisório de NX. Seu lançamento está previsto para março de 2017.

Continua depois da publicidade

kap/anb/uh/ib/aoc/jz/db/tt