O brasileiro Nikolai Hentsch volta a entrar em ação nesta terça, dia 14, nos Jogos Olímpicos de Turim-2006. No domingo, ele participou do downhill, quando ficou com a 43ª colocação. Agora, Hentsch, que é filho de pai suíço e mãe brasileira, vai disputar o combinado, que define os esquiadores mais completos da competição.
Continua depois da publicidade
Os atletas serão testados nos dois extremos do programa de esqui alpino, com uma descida de downhill, a prova de maior velocidade, e duas de slalom, a mais lenta e técnica de todas. O downhill abre a competição, às 9h, seguida do slalom, às 14h e às 16h30min (no horário de Brasília).
– Antes da primeira prova eu não sabia o que ia acontecer. Agora, depois da estréia, deu para ganhar confiança, porque estou esquiando bem. Apesar do cansaço, vou entrar tranqüilo – disse Nikolai.
Outra curiosidade do combinado é a realização da última descida de slalom à noite, com a pista iluminada.
– Disputar uma prova à noite é sempre especial. O clima da competição muda com a pista iluminada, fica muito bonito – afirmou Nikolai Hentsch, que ainda compete no slalom super gigante, dia 18, e no slalom gigante, no dia 20.
Continua depois da publicidade
O esqui alpino foi incluído no programa dos Jogos Olímpicos de Inverno em Garmisch-Partenkirschen-1936, na Alemanha, com uma competição de combinado. Os países do oeste europeu ao pé dos Alpes – Áustria, Suíça e França – são os maiores vencedores em Jogos Olímpicos.