A pré-candidata à presidência dos Estados Unidos, Nikki Haley, anunciou nesta quarta-feira 96) a desistência da corrida eleitoral norte-americana. As informações são do portal g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Nikki Haley disputava com o ex-presidente Donald Trump a indicação do Partido Republicano para ser a candidata do partido à presidência da República nas eleições de novembro. Ela é ex-governadora da Carolina do Sul e foi embaixadora dos Estados Unidos na ONU durante o governo de Trump.

A desistência de Nikki Haley ocorre um dia após a Superterça, data em que o adversário Donald Trump venceu as primárias em 14 dos 15 estados que tiveram prévias republicanas. Com o resultado, Trump já havia ficado muito perto de obter o número necessário de delegados para confirmar a indicação do partido como candidato a presidente.

No discurso em que confirmou a desistência, Nikki disse não se arrepender de ter mantido a candidatura até o momento. “Cabe agora a Donald Trump conquistar os votos dos que estão no nosso partido e fora dele. E espero que ele faça isso”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Haley era a única rival de Trump na disputa interna do partido. Em janeiro, o governador da Flórida Ron DeSantis, outro adversário de Trump, já havia desistido da pré-candidatura após os resultados das primeiras prévias. Com isso, Trump passa a ser o pré-candidato único dos Republicanos na disputa pela presidência, o que deve confirmar sua indicação para a corrida presidencial.

Do lado democrata, a tendência é que o atual presidente Joe Biden também conquiste nas próximas semanas o número necessário de delegados para ser confirmado como candidato democrata na disputa. Com isso, a corrida presidencial veria um novo duelo entre Biden e Trump, repetindo o embate das eleições de 2020, quando Biden levou a melhor sobre o bilionário.

A fase das primárias na eleição americana vai até o fim de março. Em junho, ocorrem as convenções, com as definições oficiais dos candidatos pelos partidos. A campanha eleitoral em si começa em setembro e a eleição ocorre no dia 5 de novembro.

Leia também

Superterça encaminha reencontro de Trump e Biden na corrida presidencial dos Estados Unidos

Continua depois da publicidade

Quem é Nikki Haley, opositora de Trump nas primárias das eleições dos Estados Unidos

Como funcionam as eleições presidenciais nos Estados Unidos?