O grupo islamita nigeriano Boko Haram matou dez pessoas e sequestrou outras 13 no sábado (20), em um povoado perto de Chibok, localidade onde mais de 200 estudante foram sequestradas em 2014 por esses extremistas – relataram moradores neste domingo (21).
Continua depois da publicidade
Segundo moradores entrevistados pela AFP, os combatentes do Boko Haram chegaram à cidade de Kubrrivu na madrugada de sábado e abriram fogo contra a população local enquanto dormiam, saqueando e queimando casas. Fugiram, levando 13 mulheres e crianças.
“Os combatentes do Boko Haram estavam em quatro motos, com três em cada uma, e atiraram contra as casas enquanto as pessoas dormiam”, contou Luka Damina, morador de uma cidade vizinha.
“Eles queimaram tudo, depois de terem roubado as reservas de comida e o gado, sequestrando mulheres e crianças”, acrescentou.
Ayuba Alamson, um chefe comunitário da cidade de Chibok, confirmou para a AFP que 13 pessoas foram sequestradas no ataque.
Continua depois da publicidade
“Entre essas 13 pessoas, há sete mulheres, cinco jovens e uma garota”, completou.
Em 2014, a cidade de Kubrrivu foi totalmente destruída em um ataque anterior do grupo, e seus habitantes tiveram de fugir. Um ano mais tarde, o Exército nigeriano retomou o controle desse território, e os moradores reconstruíram suas casas.
A insurreição do Boko Haram já deixou mais de 20.000 mortos e 2,6 milhões de deslocados desde 2009.
Em 14 de abril de 2014, o sequestro sem precedentes de 276 adolescentes de Chibok, por parte do Boko Haram, provocou uma onda de indignação na Nigéria e no mundo. Pelo menos 57 delas conseguiram escapar pouco depois de terem sido levadas pelo grupo.
abu/spb/lp/tt