Nicolas Sarkozy reconheceu sua derrota na eleição presidencial da França e desejou “sorte” ao seu rival François Hollande como o novo líder do país. Sarkozy agradeceu a seus partidários e disse que fez o seu melhor para ganhar um segundo mandato, apesar de uma revolta generalizada sobre a movimentação da economia.
Continua depois da publicidade
– Eu aceito a responsabilidade pela derrota – disse.
O socialista Hollande foi emergindo como o vencedor das eleições presidenciais na França, segundo resultados oficiais parciais e pesquisas. As projeções dos órgãos de pesquisa CSA, TNS Sofres e Ipsos foram baseadas na contagem de assembleias de voto de todo o país.
A previsão é que a vitória de Hollande alcance entre 51,8 e 53% das preferências e de 47 para 48,2% para Sarkozy. Os resultados parciais oficiais, com quase metade dos votos contados, mostrou Hollande, com 50,8% dos votos, contra 49,2% para Sarkozy. Uma vitória para Hollande pode mudar a maneira como a Europa enfrenta a crise da dívida, com mais incentivo e menos austeridade. Seria o primeiro presidente socialista da França, desde François Mitterrand, que governou de 1981 a 1995.
Continua depois da publicidade