O novo técnico da Chapecoense, Ney Franco, chegou na tarde desta sexta-feira (29) em Chapecó, visitou a Arena Condá e depois foi para a entrevista coletiva, onde anunciou que não aceitou comandar o clube só para brigar contra o rebaixamento. Os planos do treinador para o Verdão do Oeste, entretanto, são ambiciosos. E ele foi bem claro.

Continua depois da publicidade

— Vejo que a Chapecoense é uma equipe para se trabalhar na parte da frente da tabela. Vamos tentar beliscar uma Sul-Americana e, se acertar, incomodar. Em 2003 fui quinto colocado com o Vitória. A gente pode sonhar. Não posso prometer nada. Mas podemos surpreender sim. Primeiramente vamos fazer um campeonato sólido, sem correr risco — disse o treinador.

Ney Franco é um dos técnicos com currículo mais recheado da história do clube. Foi campeão da Sul-Americana pelo São Paulo, em 2012, e treinou outros times grandes como Flamengo, Botafogo, Athletico, Coritiba, Vitória e Sport. No ano passado, subiu o Goiás para a Série A. Foi no esmeraldino que ele trabalho com José Carlos Brunoro, agora na Chape, responsável pelo primeiro contato após a demissão de Claudinei Oliveira.

O novo treinador disse que pediu um tempo a mais para o Verdão, pois estava cuidando de negócios particulares nos Estados Unidos (EUA). Também tinha recebido ligação do ex-campeão mundial Branco, que é coordenador da base da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ney Franco era cotado para voltar a dirigir a Seleção sub-20, onde foi campeão Mundial em 2011. Mas optou pela Chapecoense.

— Foram vários motivos. Aceitei pela tradição da equipe, por estar na Série A onde apenas 20 treinadores estarão, além de planos pessoais, como buscar um título. Quis muito vir para cá. Estou muito motivado para fazer — disse.

Continua depois da publicidade

Ney revela mensagens de apoio após acerto com a Chape

Ney Franco afirmou ter recebido muitas mensagens de apoio quando foi anunciado o acerto com a Chapecoense. Disse que já conhece alguns jogadores do elenco, como o volante Márcio Araújo, com quem trabalhou no Flamengo. Também pretende observar a base, lembrando que no Goiás lançou o garoto Michael, que foi um dos destaques do time na Série B. O novo treinador quer uma equipe equilibrada, que saiba atacar e tenha uma defesa sólida.

O novo comandante do Verdão disse que ouviu falar muito bem do clube e de Chapecó. Na noite dessa sexta-feira ele pretende se reunir com o técnico interino, Emerson Cris, e os demais componentes da comissão técnica permanente. Também aguarda para a essa reunião a chegada do auxiliar Rodnei Borges e do preparador físico Alexandre Lopes.

No sábado vai visitar o Centro de Treinamento. Mas ele não dirige o time no domingo, contra o Brusque, pelo Campeonato Catarinense. Ney Franco quer primeiro observar e treinar o time. Sua estreia será no clássico de quarta-feira, contra o Figueirense.

Ney Franco disse que a Chapecoense vai brigar pelo título estadual e também pretende avançar o máximo na Copa do Brasil. Se depender do novo técnico a Chapecoense vai voltar a sorrir em 2019.

Continua depois da publicidade