Setenta anos. Esse foi o martírio da torcida do Newcastle em busca de um título inglês. Esse sofrimento acabou no mítico estádio Wembley e comprovou o crescimento da equipe. Neste domingo, o time venceu o Liverpool por 2 a 1 e conquistou a Copa da Liga Inglesa, com merecimento.
Continua depois da publicidade
O gigante zagueiro Dan Burn e o sueco Isak marcaram os gols da partida. Convocados pela Seleção, Bruno Guimarães e Joelinton tiveram boa atuação. Pelo lado do Liverpool, Chiesa descontou no final da partida. O time de Arn Slot, no entanto, mostrou que ainda sente a eliminação na Champions League para o PSG e teve uma atuação apática.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
O primeiro tempo foi de iniciativa pura do Newcastle, mas poucas chances. O único gol foi marcado aos 44 minutos no melhor estilo inglês: cobrança de escanteio. Após o cruzamento, Burn, 1m98cm, pulou da quina da grande área e cabeceou na diagonal. O goleiro Kelleher – Alisson ficou no banco – se espichou, mas não segurou.
Continua depois da publicidade
Na segunda etapa, o martírio do Liverpool só piorou. Isak chegou a balançar as redes aos cinco minutos, mas o lance foi anulado por impedimento. Pouco depois, o sueco não perdoou. Após cruzamento do lateral Tino Livramento, Murphy ajeitou de cabeça e Isak bateu de primeira.
A reação do Liverpool foi tímida. Aos 13, Curtis Jones bateu da entrada da área e o goleiro espalmou de braço. Na sequência, Isak voltou a finalizar com perigo mas, desta vez, Kelleher fez uma defesa incrível.
O técnico Arn Slot tentava acordar o Liverpool com mudanças. Colocou o italiano Chiesa, o uruguaio Darwin Núñez, o holandês Gakpo. Aos 48, o lance de lucidez dos Reds. Lançado por Elliott, Chiesa surgiu por entre as linhas defensivas e chutou no canto. O gol foi validado após confirmação do VAR.
Mas era a noite para o Newcastle erguer a taça e fazer com que os torcedores nas arquibancadas colocassem as mãos na cabeça, incrédulos com a conquista.
Continua depois da publicidade
Embora seja um clube tradicional, fazia tempo que os Magpies não conquistavam algo grande. O time venceu o Campeonato Inglês nas temporadas 1904/05, 1906/07, 1908/09 e 1926/27. Além disso, conquistou a Copa da Inglaterra nas temporadas de 1909/10, 1923/24, 1931/32, 1950/51, 1951/52 e 1954/55.
Para o Liverpool, resta a Premier League. A equipe segue com 12 pontos de vantagem para o vice Arsenal, mas passa pelo pior momento na temporada. A verdade é que os Reds deixaram de ser o time a ser batido no mundo e se tornaram uma equipe com problemas visíveis e que pode sofrer desmanche.
* Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Portugal
