Maio de 2022 foi um mês movimentado e atípico em Santa Catarina, ao menos sob o aspecto dos fenômenos naturais. Moradores de várias regiões conviveram com ciclone, tempestade Yakecan, enchentes, neve, chuva congelada, granizo e tornado. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

No início de maio, um alerta foi emitido pela Defesa Civil do Estado por causa de um ciclone extratropical que se formou em Santa Catarina. O fenômeno trouxe grande volume de chuva, e cidades como Tubarão, no Sul de SC e Rio do Sul, no Vale do Itajaí, tiveram prejuízos causados por enchentes. A água invadiu diversas casas e moradores ficaram desabrigados. Já em Anitápolis, na Grande Florianópolis, o temporal deixou os moradores isolados sem água, luz e telefone por mais de 24 horas.  

Na segunda quinzena do mês, o Estado ficou gelado. Santa Catarina registrou a primeira neve do ano no dia 17 desse mês nas cidades de Lages, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e Rio Rufino. Na região, também houve registro de chuva congelada.

Após a neve, a tempestade Yakecan se aproximou do Estado e uma forte ventania causada pelo fenômeno chegou a derrubar um caminhão na Serra Catarinense e deixou estradas interditadas.  

Continua depois da publicidade

Nos últimos dias do mês, o Norte do Estado foi atingido por um tornado com ventos de quase 100 km/h na cidade de Campo Alegre e, segundo a Defesa Civil, o fenômeno foi de categoria F0, a menor dentro da escala Fujita, que vai até F5. 

Já em Mafra e São Bento do Sul moradores sofreram com impactos de temporais com granizo neste domingo (29). 

Leia também

Milton Gonçalves morre no Rio aos 88 anos

Caso suspeito de varíola dos macacos em SC foi identificado em moradora do Oeste

Mais de 24 mil catarinenses ainda precisam declarar o IR