Quando a gente pensa em frio no Vale do Itajaí, é difícil não se lembrar da madrugada daquele 23 de julho de 2013. Não só porque os termômetros chegaram à marca de 1 °C em Blumenau, por exemplo, mas também porque nesse dia muita gente viu neve pela primeira vez na vida. Em 2020, a neve em Santa Catarina e no Vale do Itajaí completa sete anos e o fenômeno deixou de ser uma lenda urbana na cidade.

Continua depois da publicidade

> Divórcios aumentam em 28% durante a pandemia em Santa Catarina

Ao menos 25 municípios em toda a região registraram neve. As fotos que mais impressionaram foram feitas pelo leitor do Santa, Adelor Eduardo Schuster, e mostram Rio dos Cedros com campos e paisagens embranquecidas. Parecem aqueles panoramas dos Alpes Suíços que vemos em filmes, né? — só que mais bonitos. Em Blumenau, pontos no Morro do Cachorro, Morro do Macaco, Spitzkopf e as áreas mais altas da cidade tiveram o fenômeno.

— A neve foi tanta que o peso acabou quebrando as árvores e derrubando muito galhos. Fez um barulhão de madrugada — disse, na época, Mário Reiter, morador da Rua José Reuter, na Velha Grande, Região Oeste de Blumenau.

E não foi só por aqui, claro. Até na Grande Florianópolis a neve foi vista por moradores, como por exemplo no Morro do Cambirela, em Palhoça. No total, 107 das 295 cidades de Santa Catarina viram os flocos caírem sete invernos atrás. Relembre:

Continua depois da publicidade

Veja algumas fotos daquele dia

Capa do Santa do dia seguinte registrou o 'Vale da Neve'.
Capa do Santa do dia seguinte registrou o ‘Vale da Neve’. (Foto: Santa, Divulgação)

Morro do Cambirela, em Palhoça.
Morro do Cambirella, em Palhoça. (Foto: Alvarélio Kurossu, BD, 23/7/2013)

Parece a Suíça, mas é Rio dos Cedros.
Parece a Suíça, mas é Rio dos Cedros. (Foto: Adelor Eduardo Schuster, Especial para o Santa, BD, 23/7/2013)

Em Canoinhas, neve trouxe prejuízo a alguns moradores.
Em Canoinhas, neve trouxe prejuízo a alguns moradores. (Foto: Jucelli Cristina Moreira, Arquivo Pessoal, BD, 23/7/2013)