A neve em Santa Catarina costuma atrair turistas para a região da Serra. Diversos registros do fenômeno congelante são feitos por moradores de cidades como Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urupema, três dos municípios mais gelados do Estado.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp
As chances de neve aumentam com a chegada do ar polar à Serra Catarinense e o clima frio atrai turistas de todo o Brasil. Com isso, as cidades do Estado famosas pelas baixas temperaturas registram recorde de frio ano a ano.
Roupas quentinhas como luvas, cachecóis, casacos e toucas se tornam itens indispensáveis para quem quer conhecer a neve em Santa Catarina pessoalmente. Mas para aqueles que não querem sair de casa e nem das cobertas quentinhas há outras formas de ver como está o tempo nas cidades mais geladas e com possibilidade de neve. Por isso, separamos um link ao vivo.
> Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram
Continua depois da publicidade
Neve ao vivo em Santa Catarina
> Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram
Por que neva em Santa Catarina
Quando existe combinação entre o frio intenso com a umidade, forma-se condições perfeitas para a ocorrência de neve. Isso também se aplica ao estado de Santa Catarina.
Além disso, é importante destacar que todo o Estado está em uma região de média latitude, ou seja, está ao sul do Trópico de Capricórnio e distante da Linha do Equador. As regiões que estão ao sul desse trópico tendem a ser mais frias e isso inclui toda a região Sul do Brasil, incluindo o estado catarinense.
Leia também
Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história
Relembre outros momentos de neve em Santa Catarina com fotos
Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno