A neve que cobriu os morros da Serra do Tabuleiro, em Palhoça, na Grande Florianópolis, e outras cidades de Santa Catarina completa 10 anos neste domingo (23). Naquela semana, conforme a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições de tempo no Estado, o fenômeno atingiu 126 municípios catarinenses. As informações são do g1 SC.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, a neve que caiu em solo catarinense no 23 de julho de 2013 foi “mais do que rara”.
— Pode nevar lá novamente? Pode, por causa da altitude. Mas aquela neve foi excepcional — comenta.
O fato é histórico porque foi a primeira ocorrência oficial de neve na Grande Florianópolis, informou o órgão em nota na quinta-feira (20), embora existam relatos de ocorrência do fenômeno 29 anos antes.
Continua depois da publicidade
Para voltar a nevar no local, é necessária a combinação de umidade com frio bastante intenso. Os termômetros ficaram negativos na Grande Florianópolis em 2013.
— Isso acontece sempre, mas onde costuma nevar? Nas áreas mais altas do Estado, como o Planalto Sul, que tem altitude superior a 1.200 metros. O Cambirela [montanha situada no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro] vai até aproximadamente mil metros, além de estar no litoral. Então é muito mais difícil nevar ali — explica.
Segundo o relatório da Epagri/Ciram, uma década atrás, a neve ocorreu devido à formação de um ciclone extratropical próximo à costa, associado a um sistema frontal e ao avanço de um anticiclone intenso com deslocamento continental.
A ampla abrangência do fenômeno, de acordo com o órgão, teve relação com a intensidade dos sistemas que atuaram em conjunto na época.
Continua depois da publicidade
Neve em mais de 100 cidades
Aquele mês foi gelado. Entre os dias 22 e 25 de julho, 126 municípios tiveram registro de neve, conforme a Epagri/Ciram.
A maior parte ocorreu entre os dias 22 e 23 (imagem abaixo), enquanto nos dias 24 e 25 a neve ficou restrita aos municípios do Planalto Sul.
“No período, a neve atingiu todos os estados do Sul do Brasil e países vizinhos. No Planalto Norte de Santa Catarina, houve acúmulo de neve, com muitos prejuízos para a agricultura e edificações em Papanduva”, destaca nota do órgão.
Santa Catarina é o estado brasileiro com mais ocorrência de neve. Com relevo bastante acidentado, possui regiões com montanhas e morros. Grande parte do Oeste tem altitude superior a 800 metros e, principalmente no planalto, os valores de altitude ultrapassam os 1.000 metros.
Continua depois da publicidade
Estes fatores, associados aos elementos meteorológicos, umidade e temperatura baixa, favorecem as ocorrências no estado.