A neve começou a cair na Serra catarinense nesta quarta-feira (28). Os primeiros flocos foram registrados à tarde e seguiram à noite, com mais intensidade. Entre as cidades de SC que registraram neve, segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, estão São Joaquim, Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, São José do Cerrito, Curitibanos, Lages, Bom Retiro, Campos Novos, Palmeira, Painel e Rio Rufino.
Continua depois da publicidade
> “Nunca passei tanto frio”, diz turista ao registrar neve na Serra de SC
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Com a queda dos primeiros flocos, se confirma a previsão de neve para a região serrana. Ainda de acordo com Puchalski, há chances de que o fenômeno volte a se repetir até o amanhecer de quinta-feira (29), na Serra e no Meio-Oeste.
Já durante a manhã de quinta, o ar fica seco e não há mais previsão de neve em Santa Catarina durante a atual onda de frio.
Continua depois da publicidade
> Já nevou em SC e segue a janela para nevar até quinta-feira bem cedo
Confira imagens de flocos de neve em São Joaquim na tarde desta quarta:
Durante a noite desta quarta, o fenômeno foi registrado em São José do Cerrito, também na Serra catarinense. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais.
Neve agora em São José do Cerrito – SC.
— Conexão GeoClima (@ConexaoGeoClima) July 28, 2021
Via WhatsApp pic.twitter.com/jZ3TPpSFFE
Neve também foi registrada pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) no posto da SC-390, em Bom Jardim da Serra. Assista ao vídeo:
A previsão de frio histórico fez a procura por hotéis e pousadas aumentar. Em Urubici, por exemplo, os cerca de 6 mil leitos estão ocupados para os próximos dias e, com isso, moradores estão abrindo suas casas para receber visitantes. A orientação é para que as pessoas só visitem a Serra depois de terem reserva em hotéis ou pousadas.
Continua depois da publicidade
Por causa do movimento intenso, a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária também vão intensificar as fiscalizações por conta da pandemia. Estabelecimentos e pontos turísticos serão vistoriados. Além disso, há o risco de congelamento nos acessos aos morros das Torres, em Urupema, e da Igreja, em Urubici. A atenção precisa ser redobrada.
> Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram
> Neve em Santa Catarina: quando acontece

Outra preocupação é com as pessoas em situação de rua. As maiores cidades do Estado mobilizaram estruturas para o acolhimento e abrigo dessas pessoas nos dias em que as mínimas podem superar recordes históricos.
Além de Santa Catarina, a neve também caiu no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Moradores da cidade de Bagé flagraram o fenômeno em vídeo.
Leia também:
Quarta-feira começa com frio abaixo de 0°C e pode terminar com neve em SC
Continua depois da publicidade
Neve chega ao RS e moradora brinca: “Olha o chão branquinho”
Chuva, neve, geada, frio intenso: mudanças começam aos poucos em SC
Larvas são encontradas na boca de idosa levada ao médico em Itapema; polícia vai investigar