A paisagem coberta por gelo impressionou moradores de Minas Gerais, no Sul do Estado, e muitos até se questionaram se seria a neve chegando por lá. Porém, o gelo acumulado nas montanhas e nas estradas, na verdade, é resultado de uma chuva de granizo na região na terça-feira (18).

Continua depois da publicidade

> Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

De acordo com o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, a chuva de granizo tem relação com a frente fria que localizada no Sudeste do Brasil. Conforme Puchalski, a frente fria é responsável por gerar as zonas de instabilidade que estão associadas ao granizo. 

Segundo o jornal Estado de Minas, o fenômeno teve registros nas cidades de Caldas, Ibitiúra de Minas e Santa Rita de Caldas. Plantações, estradas e até mesmo alguns montes ficaram “branquinhos” e muitos moradores da região afirmaram que “parecia neve” em vídeos compartilhados pelas redes sociais. 

> Confira a previsão do tempo com chances de neve em SC

Continua depois da publicidade

A chuva de granizo em Minas Gerais foi tão forte que provocou danos nas plantações da região. As maiores perdes foram observadas nas plantações de café, algumas na fase colheita e outras na fase de florada. 

> Entenda a diferença entre neve, sincelo e chuva congelada

Lavouras de abobrinha, banaba e tomate também registraram danos pelo granizo. Plantações de café, algumas ainda na fase de colheita e outras já brotando para a próxima florada tiveram mais perdas. emo Sul de Minas.

Confira a repercussão da “neve” em Minas Gerais nas redes sociais 

Leia também

> Você lembra? Vale do Itajaí amanheceu coberto de neve em 2013

> Relembre a neve em Santa Catarina com fotos

> Conheça receitas deliciosas para encarar o frio em Santa Catarina

Vídeo mostra neve em Urupema e São Joaquem, na Serra de Santa Catarina