A primeira grande tempestade do ano nos Estados Unidos já deixa vítimas. Agências internacionais noticiaram a morte de 11 a 15 pessoas na sexta-feira em razão de uma onda de neve e fortes ventanias sobre o nordeste do país.

Continua depois da publicidade

A tempestade Hércules afeta um terço dos EUA, atingindo mais de 100 milhões de pessoas, e mantém em situação de emergência os Estados de Nova York e Nova Jersey, além de causar complicações em Massachusetts, Illinois e Pensilvânia. O quadro poderá se agravar nos próximos dias, com uma onda de frio capaz de derrubar as temperaturas a mínimos históricos, abaixo de 20 graus negativos.

As mortes ligadas à nevasca ocorreram devido a acidentes de trânsito, por conta das estradas escorregadias, e hospitalizações por hipotermia. Milhares de americanos ficaram sem luz em seus lares e locais de trabalho na quinta e na sexta-feira.

Os intensos ventos e a neve, que atingiu 60 centímetros em alguns locais, causaram atraso e cancelamento de milhares de voos nos últimos dias. Além disso, restringiram os transportes terrestres e forçaram o fechamento de escolas e edifícios governamentais em 22 Estados. As baixas temperaturas provocaram também a ruptura de tubulações, causando inundações e retiradas em lojas, teatros e hospitais.

Washington amanheceu coberta por uma fina camada de neve, mas os transtornos foram pequenos. Por isso, o governo federal decidiu manter as atividades.

Continua depois da publicidade