Depois de um mês desacordado, o cantor Pedro Leonardo, 24 anos, filho do sertanejo Leonardo, despertou do coma no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na noite de domingo. O progresso, comemorado por familiares e anunciado em rede nacional, vem acompanhado da expectativa pelo desdobramento da recuperação do jovem, que sofreu traumatismo craniano em um acidente de trânsito.
Continua depois da publicidade
– O que acontece quando o paciente desperta vai depender da causa do coma e do grau de lesão que o trauma deixou no cérebro – aponta o neurologista Roberto Rossatto, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Conforme o médico, o coma é um sintoma. É um estado de inconsciência em que o paciente não consegue despertar por meio de estímulos do meio ambiente, reage apenas por reflexo. Diferente do sono, quando estamos inconscientes, mas logo acordamos se estimulados por um som, um toque ou pela luminosidade do ambiente. As causas do coma são inúmeras, assim como as possíveis consequências.
– Num coma alcoólico, por exemplo, à medida em que o metabolismo vai absorvendo o álcool, as funções cerebrais voltam ao normal. Já um traumatismo craniano pode deixar lesões neuronais em diferentes níveis, podendo gerar diferentes sequelas – explica Rossatto.
Exames de imagem, como ressonância magnética, mesmo com o paciente desacordado, permitem uma visão precisa das consequências do coma no cérebro. A partir do momento em que o paciente desperta, o acompanhamento clínico diário vai complementar o diagnóstico acerca das lesões neuronais e ditar o encaminhamento do tratamento.
Continua depois da publicidade
– A análise é caso a caso. Se há um comprometimento motor, o acompanhamento fisioterápico será importante, se a área da linguagem for afetada, será necessário apoio da fonoaudiologia – exemplifica o neurologista.
A favor de Pedro Leonardo está a juventude – pessoas mais jovens têm maior possibilidade de recuperação. Além disso, pelo que foi divulgado na imprensa, o caso do cantor não apresenta danos estruturais graves, o que indica que ele terá uma boa reabilitação, na avaliação do médico.
De acordo com boletins divulgados pelo hospital Sírio-Libanês, desde domingo Pedro Leonardo já se comunicou com médicos, familiares e amigos, recebeu visitas e apresenta melhora progressiva. Nesta terça-feira, ele deve ser submetido a uma cirurgia no fêmur da perna direita. Segundo os médicos, o cantor pode deixar a UTI na quarta-feira.
O jovem sofreu um grave acidente de carro após um show, no dia 20 de abril. O cantor estava sozinho no veículo e foi levado inconsciente para o hospital em Itumbiara, Goiás, onde foi submetido a uma cirurgia para a retirada de baço. Pedro sofreu traumatismo craniano e teve lesão no peritônio, membrana que reveste os órgãos digestivos. Levado ao Hospital Municipal Modesto de Carvalho, em Itumbiara, Pedro chegou desacordado, sendo induzido ao coma. Seis dias depois, foi transferido para o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde ainda se recupera.
Continua depois da publicidade