O Hospital Regional do Oeste (HRO), de Chapecó, vai receber entre os dias 14 a 16 de outubro, o neurocirurgião e neurocientista cognitivo espanhol Jesús Martín-Fernández, que vai realizar três procedimentos de ressecção de tumores cerebrais, na unidade. Os pacientes escolhidos são homens com idades entre 27 e 38 anos, segundo a instituição.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Martín-Fernández é pesquisador e especializado em cirurgia cognitiva acordada. Acompanhado da neuropsicóloga Natalía Maria Navarro Peris, o neurocirurgião introduzirá técnicas estudadas e desenvolvidas por ele que avaliam não apenas a preservação de funções motoras e de fala, mas também emoções, utilizando inteligência artificial.

A visita do especialista é parte de um projeto de colaboração internacional, que inclui a equipe de neurocirurgia oncológica do HRO no estudo ”E-motions Test: monitoramento e preservação do processamento emocional, cognição social e saúde mental em pacientes com tumor cerebral usando mapeamento cognitivo multimodal”.

— Essa visita tão importante marca um divisor de águas na neurocirurgia chapecoense. Isso tudo é fruto do empenho de todo o departamento de neurocirurgia do Hospital Regional, juntamente com o apoio extremamente importante da direção e órgãos governamentais, valorizando toda uma estrutura montada com dinheiro público em prol de toda a população do Oeste catarinense — destacou o neurocirurgião Marcelo Lemos Vieira da Cunha, integrante do departamento de Neurocirurgia e Neurologia do HRO e responsável pelas cirurgias de tumor cerebral na unidade hospitalar.

Continua depois da publicidade

Segundo o HRO, a instituição foi admitida no estádio pela experiência de quase uma década da sua equipe nesse tipo de procedimento e pela infraestrutura do centro cirúrgico, que conta com um microscópio moderno capaz de utilizar fluorescências que delimitam o tumor a ser ressecado. O hospital também tem estrutura para realizar transmissão de cirurgias ao vivo e em alta qualidade para fins educacionais e de aperfeiçoamento cirúrgico.

Cerca de 20 profissionais estarão envolvidos no processo, desde a fase pré-operatória até as avaliações pós-cirurgia. Desses, 16 têm experiência nesse tipo de procedimento cirúrgico e outros dois profissionais, também do HRO, serão responsáveis pela transmissão da cirurgia, além dos visitantes espanhóis.

Durante os procedimentos, neurocirurgiões, neurologistas e psicólogos, além de acadêmicos acompanharão as cirurgias por meio de uma sala de transmissão. O objetivo é promover a troca de conhecimentos e aprimoramento técnico e, para isso, eles também poderão interagir com a equipe empenhada.

— Isso aumenta as nossas opções de métodos neurocirúrgicos, criando um networking de extrema relevância com neurocirurgiões de destaque no cenário mundial. Nesse caso específico, a busca de estar na vanguarda das neurocirurgias para ressecção de tumor cerebral — destaca da Cunha.

Continua depois da publicidade

Segundo o médico, a equipe do hospital mantém contato regular com outros centros nacionais, mas esta é a primeira vez que há interação de forma prática com uma equipe de outro país.

A equipe do HRO é especializada no tratamento de tumores cerebrais, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e doenças da coluna vertebral. Atualmente, o setor do hospital atende pacientes de cerca de 80 municípios da região.

Chapecó recebe neurocirurgião que vai operar pacientes acordados

Leia mais

SC registra mais de 1,7 mil casos de tuberculose em 2024

Florianópolis lidera número de casos da doença Mpox em Santa Catarina