Ao explicar o funcionamento do cérebro, o neurocientista André Palmini surpreendeu os participantes do Festival Mundial de Publicidade de Gramado trazendo exemplos de como as decisões humanas são estimuladas. Pela primeira vez, o evento contou com profissional da saúde para abordar as sensações diante da propaganda.
Continua depois da publicidade
– A nossa razão é intensamente modulada por nossas emoções – disse Palmini, coordenador de projetos científicos do Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs).
Conforme o especialista, para ter maiores chances de acerto nas decisões é preciso resgatar experiências passadas e projetar consequências futuras.
– Por isso, quando se toma uma atitude no impulso, se pensa apenas no agora, aumentando a probabilidade de erro – explica Palmini, acrescentando que cada experiência que se tem na vida traz uma marca emocional que ajudar a ter uma decisão racional.
O Festival Mundial de Publicidade começou na quarta-feira à noite no Serra Park, em Gramado, e se estende até sexta com mais de 50 painelistas que irão abordar o tema razão e emoção. Considerado o maior evento do gênero da América Latina, o festival reúne quase cinco mil participantes vindos de todos os Estados brasileiros.
Continua depois da publicidade