A rotina de uma neta e uma avó com Alzheimer tem ganhado a atenção do público com publicações na internet. A catarinense Fernanda Franck, de 36 anos, tem feito publicações bem animadas sobre o dia a dia dela com a avó, Amida Guesser Besen, de 91 anos. A idosa convive há cerca de seis anos com a doença. As duas são moradoras de São José, na Grande Florianópolis, e têm mais de 130 mil seguidores nas redes sociais. As informações são do portal G1.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

As publicações do perfil @nandaevovo mostram de um jeito mais leve bem humorada a rotina da família com Amida. Em um dos vídeos mais assistidos, Amida e Fernanda raspam uma panela de mingau até que a mãe de Fernanda interrompe e tira a panela da mesa, dizendo que a comida era apenas para Amida. A avó, mesmo assim, sai em defesa da neta: “pode pegar”.

Fernanda começou a participar mais de perto da rotina com a avó pouco depois do diagnóstico da doença de Amida, em 2017. Buscou informações sobre características da doença e passou a ajudar a mãe nos cuidados com a avó. Segundo ela, a aproximação ajudou no bem-estar da idosa.

— Comecei a também dormir com ela, deixar minha mãe mais livre. E minha avó foi começando a mudar muito a forma como ela era. Ela começou a rir mais, brincar mais. Era como se ela lembrasse da época em que cuidou de mim, quando eu era criança — afirmou ao portal G1.

Continua depois da publicidade

A neta conta que Amida gosta de aparecer nos vídeos e gosta de rever as publicações em que ela aparece, o que motiva a jovem a continuar com as postagens.

— Às vezes, ela fica falando com ela mesma. Às vezes se reconhece, mas na maioria das vezes ela acha que é outra pessoa na tela — aponta Fernanda.

Leia também

Com crise na saúde, emergência pediátrica do Hospital Regional de São José segue fechada

Feriado de Corpus Christi: veja os melhores horários para viajar em SC

Ministério da Saúde descarta varíola dos macacos como causa de morte em Minas Gerais