Natal é época de amor e que tal promover esse sentimento tão bonito por meio da adoção de um animal idoso? Essa é a proposta da Diretoria de Bem-estar Animal (DIBEA) de Florianópolis para esse natal. A entidade incentiva a adoção de animais idosos oferecendo atendimento veterinário vitalício aos seus tutores. No total, são cerca de 50 animais idosos, a maioria deles cães, que aguardam a chance de conhecer o amor de uma família, já que todos eles sofreram violência ou foram negligenciados durante sua vida.

Continua depois da publicidade

A veterinária cirurgiã das campanhas de castração do Dibea, Monize Larios Silveira, explica que os animais idosos tendem a ser mais calmos e se adaptarem melhor com tutores que tenham uma rotina mais dinâmica. Quanto a expectativa de vida dos animais, a veterinária explica que varia muito de acordo com o tamanho. Os animais de grande porte tendem a viver de 10 a 14 anos, os de porte menor de 18 a 19 anos e os gatos de 16 a 20 anos.

— Os animais idosos são ótimas companhias para pessoas que têm rotinas um pouco mais dinâmicas, pois não requerem tanta atenção e demanda de passeios como os animais jovens. São animais mais tranquilos e que não vão bagunçar tanto a casa. Tendem a gostar mais de rotina, são mais carinhosos e companheiros — destaca a veterinária Monize.

Cuidados com animais idosos

Apesar da idade, os cuidados com animais idosos quando comparados aos com os animais mais jovens não são muito diferentes. O diferencial está em ter disponível uma ração de qualidade e específica para animais idosos, pois elas têm mais vitaminas e nutrientes que preservam as articulações desses animais. 

Continua depois da publicidade

O restante dos cuidados são os mesmos dos demais animais: manter em dia as vacinas e vermífugos, fazer exercícios regulares para não gerar sobrepeso e fazer exame de rotina anualmente.

— De resto, idosos são animais bem tranquilos e até mais fáceis de cuidar do que os filhotes, pois já sabem onde fazer suas necessidades e tendem a fazer menos bagunça — acrescenta a veterinária.

A Dona Olívia está há 7 anos na Dibea e não vê a hora de encontrar uma casa nova (Foto: Divulgação)

Segundo a veterinária Monize, o mais importante mesmo é dar atenção e amor a esses animais que já estão no final de suas vidas e que muitas vezes passaram por momentos bem ruins até chegar na casa de sua nova família.

— Cuidar com muito amor e carinhos dos pets porque é isso que todos precisam: muito amor, carinho e cuidado — finaliza a veterinária. 

Continua depois da publicidade

Requisitos para adotar

Para adotar é preciso ser maior de 18 anos e possuir local seguro e adequado para manter o animal solto. No caso de gatos, todas as janelas da casa devem ter telas ou a casa precisa ter um espaço em que o animal não tenha acesso à rua. Se houver outros animais na casa, é necessário que sejam castrados e vacinados. Lembrando que os gatos devem ter também teste de fiv/felv.

É preciso que a pessoa tenha disponibilidade para passeios com cães e que se responsabilize pela continuidade da vacinação. 

Como adotar

A orientação é que a pessoa venha conhecer os animais pessoalmente na sede do Dibea, na SC-401, n. 114, no bairro Itacorubi, em Florianópolis. Assim o futuro tutor pode conhecer o animal, confirmar o porte se for cão e já ter alguma interação com o animalzinho. 

 O Dinho chegou bebê na Dibea e agora é um jovem senhor. Ele nunca ganhou uma chance de ter um lar (Foto: Divulgação)

Em seguida, é  preenchida uma ficha de interesse em adoção, com um questionário para avaliação das veterinárias. Após isso, a pessoa deve enviar documento com foto, comprovante de residência e fotos da residência. Em seguida, será  assinado um Termo de Responsabilidade pelo adotante no momento da entrega do animalzinho.

Continua depois da publicidade

Todos os animais são doados castrados, microchipados e desverminados. Além disso, todos os animais são entregues na residência da pessoa após avaliação da equipe.

No perfil do Instagram do Dibea @dibeapmf há fotos de vários animais que estão aguardando a adoção.

Leia também

Caixas coletoras de bitucas são instaladas em Florianópolis

Mais uma sede do Bairro Educador é inaugurada em Florianópolis

Pontos turísticos de Florianópolis terão novos pontos de ônibus