A Inglaterra pretende manter a boa fase e tenta se classificar de forma antecipada para a próxima fase da Copa do Mundo. Par isso, enfrenta neste sábado o Panamá, que vem de derrota para Bélgica.
Continua depois da publicidade
No grupo H, há o duelo dos desesperados (Colômbia e Polônia) e dos vencedores da primeira fase (Senegal e Japão). Ambas partidas podem significar quem avança ou quem dá adeus ao mundial em solo russo. Confira as partidas:
Nizhny Novgorod – Inglaterra x Panamá (9h)
Após boa estreia diante da Tunísia, a Inglaterra medirá esforços contra o Panamá neste domingo às 9h, em Nizhny Novgorod. Para a partida, o técnico Gareth Southgate aguarda uma nova atuação de gala do atacante Harry Kane. O astro do Tottenham e considerado um dos jogadores com maior valor de mercado na atualidade (150 milhões de euros, segundo o site Transfermarkt) marcou dois diante dos tunisianos na estreia.
O atacante, vice-artilheiro da Premier League na última temporada, disse que busca inspiração em outro jogador histórico: David Beckham. Para ele, o meia exerceu um papel de liderança importante quando vestiu a camisa inglesa:
– Ele era um herói para mim pela forma que se comportava dentro e fora do campo. Ele era um jogador que dava tudo quando vestia a camisa da seleção, e é como esse tipo de capitão que eu quero ser lembrado – disse Kane.
Continua depois da publicidade
Outro que pode fazer a diferença na partida, é o atacante do Manchester City Raheem Sterling. O atleta ainda não marcou na Copa, mas a boa atuação dele durante a temporada do futebol inglês coloca ele como uma promessa para a partida. O jamaicano naturalizado fez 33 partidas, marcou 18 gols e deu 11 assistências. Em entrevista ao site oficial da Fifa, o astro de 23 anos disse estar vivendo um sonho. Ele lembra da sua primeira partida com a camisa da seleção:
– Eu fui convocado para defender a Inglaterra quando tinha 17 anos. A minha estreia foi em Wembley nas eliminatórias para a Copa diante da Ucrância. A parte surreal da história é que eu estava sentado no ônibus no caminho do estádio eu olhava através da janela e sonhava em jogar a Copa. Agora esse momento está acontecendo – lembra o astro que foi morar no país quando tinha cinco anos de idade junto .
Por outro lado, o Panamá tenta se recuperar na sua primeira Copa do Mundo da história. Os panamenhos foram derrotados pela Bélgica e ainda não marcaram neste mundial. Na primeira partida, o time comandado pelo técnico Herman Gomez viu o atacante Lukaku marcar duas vezes e Mertens fechar o resultado em 3 a 0.
O atacante Luis Tejada vê como normal o favoritismo da Inglaterra para o jogo deste domingo. A promessa de gols da equipe da América Central, vê a participação da Copa como um período de aprendizado para gerações futuras:
Continua depois da publicidade
– Os times europeus sempre nos olham com tons de superioridade. Sempre tem sido assim. Mas, nós viemos para este mundial aprender para que nas próximas Copas nossa equipe venha com uma proposta de jogo nova – afirmou o jogador de 36 anos em entrevista à imprensa panamenha.
O veterando, que defende as cores do Sport Boys de Peru, destaca a força de Harry Kane como sendo a maior dificuldade do Panamá na partida:
– O jogador do Tottenham é um muito bom. Ele, assim como nós, também está jogando sua primeira Copa do Mundo. A Inglaterra é uma Seleção com história e com grandes jogadores jovens, como é o caso de Kane. Esperamos um jogo difícil. – analisou
Provável escalação
Inglaterra
Pickford; Maguire, Stones, Walker; Henderson, Dele, Lingard; Young, Trippier, Kane e Sterling
Técnico: Gareth Southgate
Panamá
Penedo; Torres, Escobar, Davis, Murillo; Gomez, Godoy, Cooper, Barcenas e J.Rodriguez; Perez
Técnico: Hernan Gomez
Ecaterimburgo – Japão x Senegal (12h)
Japão e Senegal entram em campo com um objetivo em comum: vencer e antecipar a classificação para as oitavas de final. Isso por que ambas seleções estão com três pontos no grupo H e quem sair vitorioso da batalha em Ecaterimburgo chega a seis pontos garante vaga na próxima fase.
Continua depois da publicidade
O atacante Mbaye Niang, autor de um dos gols na vitória por 2 a 1 diante da Polônia, acredita que será um jogo duro. Segundo ele, os japoneses tem um estilo de jogo que pode complicar a vida da equipe africana.
– Eles tem a característica de ter um jogo envolvente. Precisamos tomar muito cuidado e sempre nos mantermos atentos para não cometer nenhum deslise que possa comprometer a partida e o resultado – analisou Niang.
O craque do Liverpool Sadio Mané é uma das apostas para conquistar os três pontos. O atleta foi peça fundamental para a campanha dos Reds até a final da Champions League e tem bons números no campeonato inglês. Em 29 jogos, o senegalês anotou 10 gols e deu sete assistências.
Apesar da euforia por ser o único africano a vencer na primeira rodada da Copa do Mundo, Mané adotou um discurso de cautela. Ao ser questionado até onde Senegal pode chegar na Rússia, o atacante se esquivou:.
Continua depois da publicidade
– Ainda é cedo para imaginar onde podemos chegar. Teremos mais dois jogos importantes dentro do nosso grupo. Precisamos superar nossos próximos adversários. Não posso te dizer onde vamos avançar aqui – disse. O melhor resultado de Senegal na história das Copas foi 2002, quando chegou até as quartas de final.
Pelo lado japonês, o discurso de cautela também foi o tom da entrevista do técnico Akira Nishino, ao site oficial da Fifa. O treinador, que assumiu a seleção oriental há poucos meses do inicio da Copa do Mundo, elogiou o físico da equipe africana e também a consistência tática do time treinado por Aliou Cissé.
– O Senegal é muito forte, não só fisicamente, mas também em relação a organização tática. Os jogadores japoneses poder ser fracos na comparação individual com os atletas africanos, mas nossa força é o trabalho em conjunto. Eu quero mostrar e provar isso para o mundo nesta partida – afirmou o técnico japonês.
A história está do lado de Nishino, neste caso. Senegal vai quebrar um tabu se vencer o Japão neste domingo. Ambas seleções se enfrentaram três vezes ao longo da história, sendo duas vitórias do Japão e um empate. Que por sinal, os leões africanos tem um retrospecto negativo frente a equipes asiáticas. Nos últimos sete jogos foram três derrotas, três empates e apenas uma vitória, diante da Coréia do Sul, por 2 a 0 na preparação para Copa.
Continua depois da publicidade
Os japoneses tem um histórico de vitórias diante de oponentes da África em Copas do Mundo. Nos últimos três jogos foram três vitórias: Tunísia (2002), Camarões (2010) e Costa do Marfim (2014).
Provável escalação
Senegal
Ndiaye, S. Sane, Koulibaly, Wagne, Sabaly; Gana, P. Ndiaye, Ismaïla, S.Mane; Niang e Diouff
Técnico: Aliou Cissé
Japão
Kawashima; Yoshida, Shoji, Nagatomo e Sakai; Shibasaki, Hasebe, Haraguchi, Inui e Kagawa; Osako
Técnico: Akira Nishino
Kazan – Polônia x Colômbia (15h)
No outro lado do grupo H, Polônia e Colômbia fazem o jogo dos desesperados em Kazan. A partida está marcada para às 15h e para ambas equipes só a vitória interessa.
Os poloneses ainda terão que quebrar um tabu para seguir adiante na Copa do Mundo. Na história das Copas, a equipe da Europa Central nunca avançou na competição quando perdeu o jogo de estreia da competição.
Grzegorz Krychowiak é uma das armas para tentar parar a ofensiva equipe sul-americana, que mesmo perdendo o primeiro jogo diante do Japão ainda desperta medo nos adversários. Para o volante do PSG, se a equipe quer continuar na competição é preciso evoluir e corrigir diversos erros que foram cometidos na estreia:
Continua depois da publicidade
– Na primeira partida, a Polônia jogou muito mal e cometeu diversos erros que acabaram resultando em gols. Erros individuais são nosso maior problema e temos que aprender com a derrota para não errar no futuro e fazer um bom jogo diante da Colômbia. Estamos em uma situação difícil, mas a classificação só depende de nós. O mesmo serve para nossos adversários, o que prova que será um jogo muito difícil – afirmou.
A derrota para o Japão não estava nos planos da Colômbia. A equipe tem um dos principais elencos de sua história e deixou a desejar no jogo de estreia diante dos orientais. A derrota por 2 a 1 abalou os colombianos, que ainda apostam na dupla James Rodriguez e Falcão Garcia para continuar na Copa.
Em uma entrevista exclusiva para o site Fifa.com, o atacante do Mônaco disse que a partida contra a Polônia será decisivo e que para vencer é necessário diminuir os espaços e não deixar que os poloneses gostem do jogo.
– Será como uma final para nós. Ambas equipes vão lutar bastante para ter a posses de bola e quem conseguir reduzir os espaços na marcação levará a melhor. Talvez nós não cometeremos tantos erros como fizemos no jogo de estreia, pois sabemos que esta partida contra a Polônia vai determinar se vamos ou não continuar na Copa do Mundo.
Continua depois da publicidade
Provável escalação
Polônia
Szcz?sny, Cionek, Pazdan, Piszczek, Rybus; Krychowiak, Zieli?ski, B?aszczykowski, Milik, Grosicki e Lewandowski
Técnico: Adam Nawa?ka
Colombia
Ospina, Sanchez, Murillo, Arias, Mojica; C.Sanchez, Lerma, James Rodriguez, Cuadrado, Izquierdo e Falcão
Técnico: José Pékerman